São Paulo, domingo, 03 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Com instalação simples, Bluetooth cresce e evita multa

Sem fio, tecnologia conecta celular a viva-voz; opções sofisticadas fazem som sair pelo alto-falante do carro

DA REDAÇÃO

Poucas pessoas continuam sentando atrás do volante sozinhas. Cada vez mais, os motoristas não se separam do celular, do toca-MP3, do palm top, acessórios nem sempre adequados para o uso no carro.
Para torná-los menos distrativos, os fabricantes de automóveis e de eletrônicos usam a tecnologia Bluetooth, que, sem fio, conecta o celular ao sistema de som do carro. O telefone pode até mesmo estar dentro de uma pasta no porta-malas.
"O brasileiro descobriu o Bluetooth pela conveniência, e não porque é proibido falar ao celular enquanto dirige", nota Luiz Sales, gerente de vendas de acessórios da Motorola.
Rodrigo Link, gerente de marketing e acessórios da Nokia, aponta dois aspectos para o crescimento da tecnologia: o brasileiro gosta de carro, e os zero-quilômetro devem bater recorde de vendas em 2007.
Link diz que o kit viva-voz requer uma instalação especializada. "É a mesma dificuldade de trocar o aparelho de som."
Por outro lado, é possível trocá-lo de carro e usá-lo com qualquer marca. Supondo que o marido tenha um viva-voz da Motorola em seu veículo, sua mulher pode usá-lo com um telefone da Sony Ericsson.
O problema com o Bluetooth, no entanto, é fazer a conexão inicial -ela será frustrante se um aparelho não encontrar o outro. Os celulares têm configurações diferentes, e o motorista pode perder tempo até clicar no menu certo.
"A conexão pode cair", alerta David Jurgensen, consultor de uma revenda da Volvo no Estado americano da Pensilvânia. "Mas, quando funciona, é fenomenal." (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Com "The New York Times"

Texto Anterior: Com toque do S, Classe C fica mais esportivo
Próximo Texto: Música também é transferida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.