São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

2004

Astra bicombustível, EcoSport 4x4, Crossfox e nova família Palio são destaques

Salão de SP adia estréias para o 2º semestre

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Neste ano, São Paulo abriga a 23ª edição do seu salão do automóvel. É um prato cheio para as montadoras mostrarem suas novidades. Por isso, muitos lançamentos -incluindo o Ferrari 612 Scaglietti e o Maserati Quattroporte- estão reservados para o segundo semestre.
Também haverá a estréia de carros que já foram prometidos, como o Kia Sorento. As vans francesas Citroën C8 e Peugeot 807 foram exibidas no Salão de São Paulo de 2002 e começam a ser vendidas em março e no primeiro semestre, respectivamente.
O alemão Volkswagen Phaeton, que deveria ter desembarcado por aqui em setembro, não tem nem previsão para 2004. Segundo a montadora, a matriz exige o mesmo padrão de atendimento no mundo todo, isso sem falar na assistência técnica.
Em outras palavras, ainda não havia concessionários preparados para ele e para o Touareg.

Espera
O conselho para quem quer um Volvo S40 ou uma V40 é esperar até abril. Nesse mês, começam as vendas das novas gerações -com motor 2.5 turbinado e que desenvolve 220 cavalos. Vale lembrar que a perua se chamará V50 e que até junho continua a produção dos atuais modelos.
Os Jaguar XJ e S-Type R rodam na Europa há mais de um ano, mas os brasileiros só os conhecerão neste semestre. O XJ tem carroceria de alumínio, o que o ajuda a chegar aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, segundo a fábrica. Já o S-Type R é a versão "nervosa" do sedã de luxo, com motor com compressor.
A Kia promete, até março, a comercialização do utilitário esportivo Sorento, que também esteve na mostra paulistana de 2002. Outro jipão será o Land Rover Freelander, agora com as mudanças apresentadas em setembro durante o Salão de Frankfurt.

Nacionais
Entre as montadoras nacionais, a Fiat é a que mais prepara novidades. A família Palio ganha o desenho que o hatchback recebeu em novembro, e o veterano Mille será reestilizado. Ele também deve ter nova opção de motorização, um 1.3 bicombustível para brigar com o Chevrolet Celta 1.4.
Apostando na tecnologia bicombustível, a Chevrolet lançará o Astra Flexpower. Já a Zafira terá uma frente nova, com o desenho que já roda no Astra. As alterações serão apenas na dianteira.
Enquanto o Gol não é aposentado nem ganha mais uma reestilização, a Volkswagen continua apostando no Fox. Em março, chega sua versão com quatro portas. Em outubro, o Anhembi servirá de pano de fundo para a chegada do fora-de-estrada Crossfox.
Embalada pelo sucesso do Corolla, a Toyota lançará a perua do sedã, batizada de Fielder. Mostrada no último Salão de São Paulo como protótipo, terá motor 1.8 e opção de câmbio automático.

Tração integral
De acordo com o presidente da Ford, Antonio Maciel Neto, o EcoSport com tração nas quatro rodas começa a sair da linha de Camaçari (BA) em março. Outras novidades da montadora devem ser o Fiesta 1.6 bicombustível e sua versão sedã.
A Troller expandirá sua gama. A picape Pantanal será feita com cabine simples ou dupla, tração 4x2 ou 4x4. Estará disponível no fim do primeiro semestre e terá capacidade de carga de 1,4 tonelada. No segundo semestre, o já conhecido jipe T4 terá "irmãos" blindados e com quatro portas.



Próximo Texto: Utilitário: Asfalto é ambiente hostil para o Xterra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.