São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

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OUTRO LADO

Fiat afirma que segue normas européias
da Reportagem Local

Ao ser procurada pela reportagem da Folha, a Fiat garantiu que o Palio suportaria impactos de até 4 km/h sem que a carroceria fosse afetada.
"Estamos dentro da norma européia", disse o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da montadora.
Além disso, a distância entre o pára-choque e a parte mais externa da tampa do porta-malas, segundo a Fiat, é de 5 cm. Apesar de não haver uma norma que regulamente essa distância, o número estaria de acordo para a proteção da carroceria.
A montadora disse ainda que o serviço de atendimento ao consumidor nunca recebeu reclamações sobre o pára-choque do Palio. O modelo está no mercado brasileiro há quase dois anos.
Após ser informado do resultado dos testes (leia na pág. 2), no qual a traseira foi afetada mesmo a 2,5 km/h, a Fiat informou desconhecer o problema.
Confirmou que o modelo Palio teria sido projetado para suportar o impacto. "No desenvolvimento do carro, a Fiat realizou mais de 70 crash-tests, mas se vocês fizeram o teste não podemos argumentar", disse Ferreira, que, por outro lado, não pôde avalizar o teste por não ter acompanhado as medições.
O engenheiro afirmou que o amassado na carroceria significa que o impacto da batida foi absorvido, poupando os ocupantes do carro. "O que a carroceria não absorve vai para o motorista e para os passageiros", explicou.
Durante o teste feito pela Folha, essa realmente foi uma constatação. Na colisão feita com o Gol, apesar da preservação da carroceria, o impacto foi muito mais sentido pelos dois ocupantes do carro. O "tranco" foi maior do que no Palio. Mesmo no Corsa, a transferência do impacto para os passageiros -que foi menor do que no Gol-, superou a do Palio.
O engenheiro também argumentou com o fato de que 4 km/h é uma velocidade elevada para manobras de estacionamento. A Folha detectou durante os testes que uma manobra "normal" para estacionar o carro não ultrapassa os 2,5 km/h.
Ferreira diz que, apesar dos testes feitos a baixas velocidades (de 2 km/h a 15 km/h) para minimizar os danos à carroceria, a Fiat está mais preocupada em proteger os ocupantes em colisões a velocidades mais elevadas.
"Posso garantir que a 48 km/h, como exige a atual norma européia, e a 56 km/h, como exigirá a futura norma européia, os passageiros do Palio vão estar devidamente protegidos", afirmou.



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