|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OUTRO LADO
Fiat afirma que segue normas européias
da Reportagem Local
Ao ser procurada pela reportagem da Folha, a Fiat garantiu
que o Palio suportaria impactos
de até 4 km/h sem que a carroceria fosse afetada.
"Estamos dentro da norma européia", disse o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, assessor
técnico da montadora.
Além disso, a distância entre o
pára-choque e a parte mais externa da tampa do porta-malas,
segundo a Fiat, é de 5 cm. Apesar
de não haver uma norma que regulamente essa distância, o número estaria de acordo para a
proteção da carroceria.
A montadora disse ainda que o
serviço de atendimento ao consumidor nunca recebeu reclamações sobre o pára-choque do
Palio. O modelo está no mercado
brasileiro há quase dois anos.
Após ser informado do resultado dos testes (leia na pág. 2),
no qual a traseira foi afetada
mesmo a 2,5 km/h, a Fiat informou desconhecer o problema.
Confirmou que o modelo Palio
teria sido projetado para suportar o impacto. "No desenvolvimento do carro, a Fiat realizou
mais de 70 crash-tests, mas se
vocês fizeram o teste não podemos argumentar", disse Ferreira, que, por outro lado, não pôde avalizar o teste por não ter
acompanhado as medições.
O engenheiro afirmou que o
amassado na carroceria significa
que o impacto da batida foi absorvido, poupando os ocupantes
do carro. "O que a carroceria
não absorve vai para o motorista
e para os passageiros", explicou.
Durante o teste feito pela Folha, essa realmente foi uma
constatação. Na colisão feita
com o Gol, apesar da preservação da carroceria, o impacto foi
muito mais sentido pelos dois
ocupantes do carro. O "tranco"
foi maior do que no Palio. Mesmo no Corsa, a transferência do
impacto para os passageiros
-que foi menor do que no
Gol-, superou a do Palio.
O engenheiro também argumentou com o fato de que 4
km/h é uma velocidade elevada
para manobras de estacionamento. A Folha detectou durante os testes que uma manobra
"normal" para estacionar o carro não ultrapassa os 2,5 km/h.
Ferreira diz que, apesar dos
testes feitos a baixas velocidades
(de 2 km/h a 15 km/h) para minimizar os danos à carroceria, a
Fiat está mais preocupada em
proteger os ocupantes em colisões a velocidades mais elevadas.
"Posso garantir que a 48 km/h,
como exige a atual norma européia, e a 56 km/h, como exigirá a
futura norma européia, os passageiros do Palio vão estar devidamente protegidos", afirmou.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|