São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota lança sedã Corona reestilizado

da Reportagem Local

A Toyota do Brasil lançou na semana passada o sedã importado Corona, um carro de médio porte, totalmente reestilizado.
As 50 concessionárias da rede, distribuídas por 22 Estados, começam a receber o carro a partir desta primeira quinzena.
O projeto, desenvolvido na Europa, ganhou um visual mais esportivo, que procura aliar a tecnologia japonesa ao design europeu.
Seguiu ainda uma tendência de formas arredondadas -caso do farol e do desenho da carroceria, por exemplo.
O público-alvo, segundo a empresa, são profissionais liberais e executivos. Os preços sugeridos variam entre R$ 38,8 mil e R$ 41,9 mil -na faixa entre o Corolla (que deve começar a ser produzido no Brasil já em agosto e vendido em outubro) e o luxuoso Camry.
Não há planos para produzir o carro no Brasil. "Mas, sobre o futuro, ninguém sabe", disse Shoji Shimo, diretor-superintendente comercial da Toyota do Brasil, que ressaltou a preocupação com a segurança do novo carro.
"Ele traz, entre itens de segurança, airbag lateral, além do frontal", afirmou, referindo-se à bolsa de ar que infla em caso de colisão.
Outros itens de segurança oferecidos pelo modelo são a cabine de alta resistência, acabamento interno com estrutura absorvedora de impactos e cintos de três pontos para todos os passageiros -item obrigatório para carros produzidos a partir de 1º de janeiro de 99.
Conforto e motorização
O carro tem freios ABS (que não travam) nas quatro rodas, vidros, espelho e travas elétricos, barra de proteção nas portas, regulagem de altura no banco do motorista e do facho dos faróis e trava das portas com controle a distância.
No item conforto, o modelo traz ar-condicionado com controle interno de temperatura. O motor de 1.998 centímetros cúbicos (cc) oferece 128 cv de potência -são quatro cilindros e 16 válvulas.
Inicialmente, a Toyota vai importar o Corona na versão sedã, com transmissões mecânica e automática.
Na Europa, o carro tem outras duas versões -além de sedã, há a hatchback e a perua.
(LUÍS PEREZ)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.