São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


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CARTAS

  ""Comprei um Siena EL 1.6, em setembro do ano passado, na concessionária Asti. Com apenas 7.000 km, o óleo esquentava e o carro deixava de funcionar. Levei o veículo à revenda, mas ele voltou com o mesmo problema e com barulho no motor.
Agora que a garantia de um ano está por vencer, a autorizada me informou que o carro está com algumas engrenagens do câmbio quebradas e que o motor está rajando, mas que as peças danificadas serão trocadas.
Acho que a montadora deveria trocar por completo o câmbio e o motor do carro ou me dar um outro sem defeitos."
José Augusto Branco (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat disse que o cliente optou por negociar com a concessionária Milano e adquiriu, no dia 30 de novembro, um Siena ELX.
O leitor disse à Folha que, depois de três meses de negociação, a montadora assumiu os defeitos do carro e prometeu fazer a troca.

  ""Tenho um Palio ED 1.0, ano 97, com rodas e pneus 145/80, aro 13. Quero saber que modelo de roda posso colocar nesse carro, mantendo o seu diâmetro. Preciso saber também se é seguro instalar chips para aumentar o torque e a potência."
Américo Rodrigues (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, podem ser instaladas nesse modelo rodas com aro 14 e pneus 185/60. Assim, o diâmetro será mantido.
A troca de chips (substituição do programa de computador que gerencia a injeção de combustível e da ignição) só será eficiente e segura se bem elaborada, ou seja, quando oferecer um aumento de potência em uma escala inferior ao aumento de consumo.

  ""Penso em comprar uma S10 usada, com cabine estendida, e já tenho um modelo em vista, com ar-condicionado. No entanto, esse carro é a gasolina e gostaria de adquirir um modelo a diesel.
Quero saber se é viável a transformação desse carro para o uso de diesel. Quais os componentes que precisam ser substituídos e qual seria o preço?"
Henrique Areno (e-mail)

Resposta
Segundo o mecânico Francisco Campani, da oficina Ninim Reparação, essa transformação é possível, mas pouco interessante financeiramente.
Ele informa que, além da troca do motor completo, ainda seriam necessárias as substituições do câmbio, da coroa e do pinhão, do diferencial e a adaptação da suspensão ao peso do novo motor, sem mencionar a regularização do veículo nos órgãos de trânsito.
Só é possível calcular com precisão o preço da transformação com mais informações sobre o veículo. Exemplos: se é a gasolina e se tem motor 2.2 ou 4.3. Campani disse ainda que é possível avaliar o valor como superior a R$ 10 mil.


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