São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

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Cartas

Toyota sem brinde
"A Toyota está vendendo seus Corolla e oferecendo como brinde uma TV LCD de 40 polegadas. Comprei um Co- rolla por causa da promoção, mas não vou ganhar a TV. Sou deficiente físico e fiz a compra diretamente na fábrica, e não por meio de revenda da marca. Isso é justo? A Toyota vai receber exatamente o mesmo valor, porque minha isenção foi de impostos. Não interfere no lucro da montadora."
Antônio Aldo Nogueira Gonçalves (Itajubá, MG)

Resposta da Toyota - "A campanha "Natal no Ar Corolla" abrange apenas os modelos Corolla XEi e SE-G, além de Fielder XEi e SE-G, conforme os termos veiculados nos anúncios publicitários. Assim, só após a aquisição de um dos modelos participantes da promoção é que poderá haver a entrega de uma TV LCD de 42 polegadas da marca LG. O consumidor adquiriu um Corolla XLi, modelo que não está incluído na campanha de Natal."

Fit fraco
"Meu Honda Fit, que está com 17.000 quilômetros rodados e menos de um ano de uso, começou a apresentar problemas de desempenho. Falta força ao motor e o consumo de combustível está muito alto. Levei o carro à concessionária, que diagnosticou a necessidade de troca de cabeçote do motor, válvulas e filtros em conseqüência do uso de combustível adulterado. O custo do conserto foi de R$ 2.000. A Honda argumenta "fator externo", mas não foi feita qualquer análise do combustível que foi retirado do meu carro."
Henrique Silva da Costa (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "Após análise do veículo, constatamos que os danos ocasionados no motor foram decorrentes da utilização de combustível de baixa qualidade, que depositou resíduos de sua combustão ineficiente nas válvulas de admissão e nos pistões. Isso caracteriza uma situação não coberta pela garantia em virtude da ação de um agente externo."

À espera de um Punto
"Comprei um Fiat Punto no dia 25 de agosto, mas o carro só foi faturado em 26 de novembro, após uma espera de cerca de 90 dias. Até hoje, porém, o veículo ainda não foi entregue. A informação do serviço de atendimento ao cliente da montadora é de que o carro está no pátio da empresa."
Samuel Navarro Serpa (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi entregue ao cliente no dia 11 de dezembro."

Ducato sem garantia
"Recentemente comprei um Fiat Ducato 2008. Não cheguei a rodar 1.000 quilômetros e o carro já apresentou vazamento de graxa na roda dianteira. Quando percebi o problema, levei o carro à Amazonas no mesmo dia. A atendente me disse que o veículo estava com vazamento de graxa na coifa da homocinética e que eu teria de pagar pela substituição das peças. Agora pergunto: Que espécie de garantia é essa?"
Romildo de Souza (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A concessionária Amazonas analisou o veículo no dia 28 de novembro e constatou que o vazamento de graxa apresentado foi causado por uma perfuração externa, impossibilitando-nos de atender o cliente sem ônus."


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