São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

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Atoleiro pode atrapalhar trilha nas férias

Especialistas dão dicas para sair do "buraco" e vencer estradas de terra e de areia mesmo sem ter tração 4x4

Patricia Stavis/Folha Imagem
Para sair do buraco, pelo menos duas rodas devem tracionar


ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fazer trilha de carro é uma das maneiras de fugir do estresse durante as férias. Mas, se alguns cuidados não forem tomados, o passeio, que deveria servir para relaxar, acabará se tornando tenso e desagradável.
Na terra, todo cuidado é pouco. E, antes de encarar um desafio desses, é preciso analisar o grau de dificuldade do percurso e as aptidões do seu carro.
Alguns jipinhos, como o Ford EcoSport 1.6, por exemplo, só parecem valentes, mas não topam trilhas de grau intermediário, em que valas, poças e lama tomam toda a estrada.
A lama formada depois da chuva faz com que as rodas de tração do carro -podem ser as duas ou as quatro- patinem.
Quanto mais o pneu rodar em falso para tentar sair do buraco, mais ele "cavará" a cratera no chão, explica Luiz Facco, piloto e atual campeão brasileiro de rali Cross Country.
Segundo Facco, em atoleiros, o importante é dirigir sempre devagar e no centro da pista, usando apenas a primeira e a segunda marchas.
"Se o carro estiver atolado, desça e avalie a profundidade do lamaçal. Retire todo o peso de dentro, inclusive os passageiros, e calce os pneus de tração com pedras e galhos. Depois arranque em segunda marcha, e não em primeira, pois ela transfere muita força para as rodas, que patinam."
Se não for suficiente -ocorre quando o fundo do carro está preso à lama-, desligue o motor e tente rebocar o carro.
Há cabos específicos, que devem ser fixados nos pontos de ancoragem indicados pelo fabricante do veículo, e nunca na suspensão ou no pára-choque.

Na areia
Facco conta ainda que, nessa época de férias na praia, é comum as pessoas atolarem o carro na areia. "A dica é esvaziar os pneus cerca de cinco libras antes de entrarem na areia. Isso aumenta a área de contato com o solo. Mas não esqueça de encher os pneus assim que voltar ao asfalto."
Para a gerente de marketing da Goodyear, Carolina Wagner, a manutenção preventiva -que inclui balanceamento de rodas, alinhamento de direção e calibragem correta dos pneus- é fundamental para quem pensa em encarar trilhas nas férias.
É possível escolher os pneus certos para cada tipo de terreno. Há até compostos feitos para o uso 100% "off-road".
Para quem percorre trechos de terra esporadicamente e usa os pneus originais de asfalto, a recomendação é evitar as valetas das estradas vicinais.
"Como os pneus de asfalto não são autolimpantes, a lama "fecha" seus sulcos, deixando-os lisos como se não tivessem qualquer ranhura. Isso reduz o atrito da banda de rodagem com o solo", afirma Wagner.
Já os carros com tração (e pneus) 4x4 têm mais recursos nos pisos irregulares. Os quatro pneus tracionam, em vez de apenas dois, como nos carros de tração dianteira (hatchs, sedãs e peruas nacionais) ou traseira (picapes médias 4x2).
Mas lembre-se: mesmo em veículos 4x4, só há deslocamento se pelo menos duas rodas estiverem em contato com o solo. Se não, só rebocando.


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