São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

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Mesmo com motor bem menor, Mercedes cola no BMW na pista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os dois modelos perderam pouco em qualidade de acabamento e tecnologia, na comparação com os "irmãos" mais caros de suas linhas.
Então, como ter preços mais baixos? Não há mágica. A maior economia está sob o capô.
O BMW 118i, apesar da sigla, usa o mesmo motor 2.0 (136 cv) do 120i. É elástico, mas sente o esforço de empurrar 1.375 kg. De acordo com o teste Folha-Mauá, precisa de 12s para chegar a 100 km/h -quase o tempo do Chevrolet Agile 1.4.
O 118i não dispara nas retas, mas sabe buscar as curvas. É justo sem ser duro e segue para onde o volante apontar.
A suspensão reage com conforto para embalar o sono do passageiro num passeio por ruas um tanto esburacadas.
Já a carroceria baixa está mais para as ruas europeias. Aqui, é preciso uma mistura de cuidado e sorte para não danificar as abas dos para-choques.
Na B180, a suspensão também trabalha macia, filtrando bem as irregularidades do asfalto. Mesmo com rodas de aro 16 e pneus de perfil baixo, também há conforto ao dirigir.
A minivan é estável e obediente aos comandos de pedais e volante. O teto alto não compromete a estabilidade.
Sob o capô, não há o tradicional compressor, mas o motor 1.7 (116 cv) anda bem. Com 20 cv a menos que o do 118i, é só um pouco mais lento.

CVT com marcha
O Mercedes usa um interessante câmbio CVT. Em "D" ("drive"), as variações são contínuas e deixam o giro baixo. No modo manual, o CVT simula sete marchas e lembra um automático nas retomadas.
Isso faz a B180 retomar quase junto do 118i. O consumo também é semelhante e dentro do que se espera de um carro pesado para essa motorização.
O BMW, mesmo com motor maior, rende perto de um quilômetro a mais do que a Mercedes -faz 13,3 km/l na estrada.
Os pacotes de segurança dos dois modelos não fariam feio em nenhum carro nacional: há freio ABS, airbags e controle de estabilidade (ESP).
A principal diferença entre os dois foi notada pela passageira que dormia no BMW. "É o carro que minha mãe compraria", disse, ao ver a Mercedes.
Para estilos e usos distintos, B180 e 118i são o caminho mais acessível para quem quer conquistar olhares admirados ao colocar a chave do carro sobre a mesa do bar.


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

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