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Mesmo com motor bem menor, Mercedes cola no BMW na pista
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os dois modelos perderam
pouco em qualidade de acabamento e tecnologia, na comparação com os "irmãos" mais caros de suas linhas.
Então, como ter preços mais
baixos? Não há mágica. A maior
economia está sob o capô.
O BMW 118i, apesar da sigla,
usa o mesmo motor 2.0 (136 cv)
do 120i. É elástico, mas sente o
esforço de empurrar 1.375 kg.
De acordo com o teste Folha-Mauá, precisa de 12s para chegar a 100 km/h -quase o tempo do Chevrolet Agile 1.4.
O 118i não dispara nas retas,
mas sabe buscar as curvas. É
justo sem ser duro e segue para
onde o volante apontar.
A suspensão reage com conforto para embalar o sono do
passageiro num passeio por
ruas um tanto esburacadas.
Já a carroceria baixa está
mais para as ruas europeias.
Aqui, é preciso uma mistura de
cuidado e sorte para não danificar as abas dos para-choques.
Na B180, a suspensão também trabalha macia, filtrando
bem as irregularidades do asfalto. Mesmo com rodas de aro
16 e pneus de perfil baixo, também há conforto ao dirigir.
A minivan é estável e obediente aos comandos de pedais
e volante. O teto alto não compromete a estabilidade.
Sob o capô, não há o tradicional compressor, mas o motor
1.7 (116 cv) anda bem. Com 20
cv a menos que o do 118i, é só
um pouco mais lento.
CVT com marcha
O Mercedes usa um interessante câmbio CVT. Em "D"
("drive"), as variações são contínuas e deixam o giro baixo. No
modo manual, o CVT simula
sete marchas e lembra um automático nas retomadas.
Isso faz a B180 retomar quase junto do 118i. O consumo
também é semelhante e dentro
do que se espera de um carro
pesado para essa motorização.
O BMW, mesmo com motor
maior, rende perto de um quilômetro a mais do que a Mercedes -faz 13,3 km/l na estrada.
Os pacotes de segurança dos
dois modelos não fariam feio
em nenhum carro nacional: há
freio ABS, airbags e controle de
estabilidade (ESP).
A principal diferença entre
os dois foi notada pela passageira que dormia no BMW. "É o
carro que minha mãe compraria", disse, ao ver a Mercedes.
Para estilos e usos distintos,
B180 e 118i são o caminho mais
acessível para quem quer conquistar olhares admirados ao
colocar a chave do carro sobre a
mesa do bar.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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