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Amarok é aposta da VW para voltar ao topo
A 1ª picape média da marca será feita na Argentina, como a rival Hilux
DA REDAÇÃO
Quando a nova Saveiro foi
lançada, em agosto, o presidente da Volkswagen, Thomas
Schmall, afirmou que "aquele
seria o carro da retomada da liderança do mercado", perdida
em 2001 para a Fiat.
Ainda não foi dessa vez. A
Strada e suas 11 versões venderam em novembro 7.929 unidades, contra 2.910 Saveiro. Até a
Montana foi melhor (2.996).
Enquanto a Saveiro não emplaca, a VW mostra sua segunda carta na manga: a Amarok, a
primeira picape média da história da montadora alemã.
A estratégia é simples: uma
Amarok vendida já rouba participação das concorrentes Toyota Hilux, Mitsubishi L200
Triton e Nissan Frontier, sem
canibalização interna na VW.
Deu certo com o Voyage, que
ajudou a montadora a atingir
23% do mercado neste ano -a
líder Fiat manteve os 25%.
A Amarok será rival indireta
da Chevrolet S10 e da Ford
Ranger. A Fiat, depois de abortar a parceria com a indiana Tata, costura com a Iveco (do grupo Fiat). Pode ceder chassi e
motor do caminhão leve fabricado em Sete Lagoas (MG).
Segundo a Volks, a Amarok
chega em fevereiro com cabine
dupla (5,25 m de comprimento) e caçamba para 1,15 tonelada. A simples só virá em 2011.
Ambas serão fabricadas em
Pacheco, na Argentina, e terão
a opção de motores 2.0 com injeção direta de diesel com dois
turbos (163 cv) ou um (122 cv).
A tração será traseira ou integral por botão, mas só haverá
câmbio manual de seis marchas -Hilux e Frontier podem
ser ainda automáticas.
A Ford, a quarta no ranking,
também planeja novidades.
Apresentou na semana passada
a nova geração de motores Sigma. O 1.6 com bloco de alumínio equipará carros mais sofisticados, como o Focus.
O atual Rocam 1.6 continuará
nas linhas mais baratas, como
Ka, Fiesta e EcoSport.
Vendas crescem 10%
Anteontem a Anfavea (associação das montadoras) divulgou os números de vendas de
novembro. Foram 292,1 mil automóveis e comerciais leves
emplacados. No acumulado do
ano, somam 2,85 milhões, mais
que no ano de 2008 inteiro.
Em 2009, a Anfavea planeja
alta de 10% em relação a 2008,
somando 3,1 milhões de unidades emplacadas.
(FABIANO SEVERO)
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