São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amarok é aposta da VW para voltar ao topo

A 1ª picape média da marca será feita na Argentina, como a rival Hilux

DA REDAÇÃO

Quando a nova Saveiro foi lançada, em agosto, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, afirmou que "aquele seria o carro da retomada da liderança do mercado", perdida em 2001 para a Fiat.
Ainda não foi dessa vez. A Strada e suas 11 versões venderam em novembro 7.929 unidades, contra 2.910 Saveiro. Até a Montana foi melhor (2.996).
Enquanto a Saveiro não emplaca, a VW mostra sua segunda carta na manga: a Amarok, a primeira picape média da história da montadora alemã.
A estratégia é simples: uma Amarok vendida já rouba participação das concorrentes Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier, sem canibalização interna na VW.
Deu certo com o Voyage, que ajudou a montadora a atingir 23% do mercado neste ano -a líder Fiat manteve os 25%.
A Amarok será rival indireta da Chevrolet S10 e da Ford Ranger. A Fiat, depois de abortar a parceria com a indiana Tata, costura com a Iveco (do grupo Fiat). Pode ceder chassi e motor do caminhão leve fabricado em Sete Lagoas (MG).
Segundo a Volks, a Amarok chega em fevereiro com cabine dupla (5,25 m de comprimento) e caçamba para 1,15 tonelada. A simples só virá em 2011.
Ambas serão fabricadas em Pacheco, na Argentina, e terão a opção de motores 2.0 com injeção direta de diesel com dois turbos (163 cv) ou um (122 cv).
A tração será traseira ou integral por botão, mas só haverá câmbio manual de seis marchas -Hilux e Frontier podem ser ainda automáticas.
A Ford, a quarta no ranking, também planeja novidades. Apresentou na semana passada a nova geração de motores Sigma. O 1.6 com bloco de alumínio equipará carros mais sofisticados, como o Focus.
O atual Rocam 1.6 continuará nas linhas mais baratas, como Ka, Fiesta e EcoSport.

Vendas crescem 10%
Anteontem a Anfavea (associação das montadoras) divulgou os números de vendas de novembro. Foram 292,1 mil automóveis e comerciais leves emplacados. No acumulado do ano, somam 2,85 milhões, mais que no ano de 2008 inteiro.
Em 2009, a Anfavea planeja alta de 10% em relação a 2008, somando 3,1 milhões de unidades emplacadas. (FABIANO SEVERO)


Texto Anterior: Mesmo com motor bem menor, Mercedes cola no BMW na pista
Próximo Texto: Peças & acessórios: Controlador de velocidade é útil, mas caro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.