São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

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peças & acessórios

Controlador de velocidade é útil, mas caro

Kit instalado sai por R$ 2.800 e pode equipar a maioria dos carros, com transmissões automática ou manual

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há algum tempo, o controlador de velocidade era artigo de carros importados. Veículos considerados "premium" trazem o item de série, mas o sistema que mantém o carro em velocidade constante e predeterminada pelo motorista está ficando mais comum.
Agora, carros intermediários, como o recém-lançado Chevrolet Agile (R$ 37.708), têm controlador de velocidade de série. Para alguns veículos, o sistema também pode ser instalado depois da compra.
A Dalgas, fabricante de sistemas automotivos, lança um kit para o Kia Cerato. De acordo com o fabricante, este é específico para o sedã sul-coreano, mas poderá ser adaptado em breve para outros modelos de Volkswagen, Toyota, Honda, Fiat e Chevrolet.
Há kits até para a picape S10. "O controlador é um conforto para o motorista porque, em veículos mais robustos, o esforço exigido pelos pedais é maior", explica Paulo Dalgas, diretor comercial da empresa.
O sistema é o mesmo para transmissões automáticas ou manuais e custa, em média, R$ 2.800, podendo variar de acordo com o modelo.
É caro, se comparado com os kits originais. A Volkswagen, por exemplo, cobra R$ 562 pelo controlador de velocidade do Polo Sedan. O item, porém, só pode ser comprado em pacote com o airbag duplo (R$ 2.217) ou com o freio ABS (R$ 2.851).
No fim, sai quase o mesmo preço do acessório instalado fora da fábrica, mas você "ganharia" o airbag ou o freio ABS.

Consumo
No kit instalado, a alavanca de comando é fixada na coluna de direção, abaixo da alavanca do pisca-pisca. Um botão na ponta ativa o controlador, e outros três permitem ajustar a velocidade desejada.
Segundo Dalgas, os kits possuem suportes e chicotes especialmente desenvolvidos para cada modelo, evitando cortes na fiação original do veículo.
O proprietário, porém, deve checar se a instalação do kit é permitida pela montadora, para não perder a garantia da parte elétrica do carro.
Fabricantes afirmam que o sistema ajuda a manter a concentração na estrada. Também prometem economia de até 20% no consumo de gasolina.
Para Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), essa economia ocorre, principalmente, em trechos longos, como estradas, pois o sistema mantém o carro em velocidade constante.
"Mas não é garantido afirmar o percentual exato de redução do consumo", afirma Bock. (RICARDO RIBEIRO)


ONDE ENCONTRAR
Dalgas (www.dalgas.com.br)



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