UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Contrariando o marasmo de final de ano, marcas apresentam os novos 407 e V50

Peugeot e Volvo "adiam" as férias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem disse que o mercado automobilístico é fraco em lançamentos às vésperas do Natal? Pelo menos os europeus não têm do que reclamar. A Peugeot, enfim, revelou o 407 -tanto o sedã como a perua-, e a Volvo mostra, no Salão de Bolonha (Itália), a perua V50, que substitui a V40.
A fábrica francesa diz que "felinidade" é a palavra certa para descrever o estilo exterior do 407. De fato é uma frente agressiva: os faróis são bem "esticados", ampliando a sensação de largura. O capô é comprido, e a traseira, compacta, projetando o habitáculo para a frente.
Na traseira, o desenho dos pára-choques e do porta-malas confere uma impressão esportiva. Segundo a Peugeot, o interior é bem iluminado graças ao grande pára-brisa inclinado, o que ajuda a ampliar a sensação de espaço.
Já a Volvo continua apostando na sua tradição de segurança -a V50 seria tão segura quanto o sedã S80, o topo de linha da marca. Foram usados diferentes tipos de aço, que se deformam mais ou menos, dependendo da proximidade com os passageiros.
De acordo com a fábrica, as linhas arredondadas no teto, em contraste com a traseira reta, criam uma impressão de modernidade e elegância. No interior, destaque para o console central. Os controles são ergonômicos e funcionais, sendo que a maioria deles é usada para mais de uma função. O acabamento pode ser até de plástico transparente, que permite ver alguns componentes.
A V50 é equipada com o Idis, sistema que bloqueia informações periféricas, como o celular, em situações que exijam atenção.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Ficha técnica: Volkswagen Parati Total Flex
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.