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São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

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CARTAS

Correia quebrada da Meriva
""Durante 45 dias, levei minha Meriva 2003 de volta à concessionária Itacolomy, sempre com o mesmo problema -a quebra da correia de distribuição. Na última vez, a peça quebrou um dia após o carro ter passado pela revisão dos 5.000 quilômetros."
Airton Humberto Geraldo (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a General Motors, após o carro ter sido encaminhado à autorizada, a área técnica da fábrica acompanhou e orientou o reparo no veículo do cliente. A GM diz que o veículo foi entregue ao cliente no dia 21 de novembro.


EcoSport não entregue
""Encomendei um EcoSport XLT 2.0 no dia 13 de setembro na autorizada Highway. Deixei o sinal de 10% (R$ 5.200). A vendedora se comprometeu a atender o pedido em 30 dias. Aguardei até o dia 15 de outubro e procurei o gerente da revenda, que não conseguiu resposta e só disse que a fábrica não havia se manifestado. Quando insisti, ele propôs providenciar a entrega do carro em outra concessionária, desde que eu concordasse com a emissão da nota fiscal com valor menor do que o preço a ser pago."
Domingos Barbosa da Rocha (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Ford, o EcoSport foi entregue ao cliente.


Revenda assume conserto
""Em relação à minha carta publicada pela Folha em 16 de novembro, faço uma observação. A Renault não abriu totalmente a garantia do meu veículo, cobriu apenas a troca da bomba-d'água. Em relação à troca dos cilindros e das lonas dos freios, cujo orçamento alcançou R$ 862,77, as despesas correram por conta da concessionária Grand Brasil."
Silvia Maria Ramos (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault diz que a troca dos cilindros e das lonas dos freios foi realizada pela concessionária, mas com a aprovação do serviço de atendimento ao cliente da montadora.


Gol com alto consumo
""Adquiri um Gol Power 1.6 8V, que está com um alto consumo de gasolina. Segundo o manual, na cidade o carro faz 11,4 km/l, mas o consumo está em 8,6 km/l. Já estive várias vezes na revenda Autominas, e o problema não foi resolvido. Informei a Volkswagen, mas não obtive resposta."
Custodio Brasileiro (Uberlândia, MG)

Resposta - A Volkswagen diz que várias são as causas que determinam maior ou menor consumo de combustível, entre as quais destaca o modo de dirigir do usuário, a qualidade do combustível utilizado, as condições de tráfego, a temperatura ambiente e a do motor, o trajeto percorrido etc.
Segundo a fábrica, as médias registradas no manual correspondem a medições efetuadas em consonância com a norma NBR 7024, de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O documento estabelece condições de testes para a especificação do consumo de combustível nos automóveis, conforme consta naquele manual.
Na prática, podem ser encontrados valores diferentes do especificado, já que a utilização diária dificilmente permite operar o veículo dentro das condições ideais que a norma determina.


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