São Paulo, domingo, 08 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE NOVA YORK

Nova York destaca potência elevada

Enquanto Ford tem Mustang de 540 cv e Lexus cresce 110 cv o valor do LX 570, Chevrolet revela compactos

DA REDAÇÃO

Os carros e os estilos podem mudar, e a sorte dos fabricantes pode aumentar ou diminuir. Mas uma tradição é sacrossanta no Salão de Nova York: as piadas de quem não é da cidade. Afinal, o único carro que parece importar para os nova-iorquinos são os táxis amarelos.
Além de a DaimlerChrysler confirmar a negociação para vender a Chrysler, a mostra, que vai até o próximo domingo, reuniu a visão da Ford sobre monovolumes, pequenos Chevrolet e japoneses tímidos.
Ao lado do Mustang e da F-150 mais potentes da história -com, respectivamente, 540 cv e 450 cv-, a Ford revelou o Flex. O nome não indica uma nova tecnologia de combustível, mas espaço para sete pessoas, câmera na traseira e controle de estabilidade. As vendas estão prometidas para 2008.
A General Motors preferiu percorrer o sentido contrário e oferecer carros compactos. São três conceitos: o Beat (com motor 1.2 a gasolina com compressor), o Groove (1.0 a diesel) e o Trax (1.0 a gasolina). Um deles será produzido em breve.
É claro que os utilitários esportivos estavam lá. A mudança mais importante do Lexus LX 570 é o motor V8 (oito cilindros em "V"), que tem 381 cv, 110 cv a mais que o anterior. Sistemas eletrônicos ajudam a diminuir o consumo e as emissões de poluentes, diz a fábrica.
O Jeep Cherokee trocou as linhas redondas por retas e passa a oferecer duas trações 4x4 (parcial ou permanente).
Os fabricantes asiáticos mostraram certa misericórdia com os rivais americanos. A Nissan, a Toyota e a Honda tiveram apenas quatro lançamentos.
Ainda um conceito, o Infiniti EX traz o que a montadora promete colocar pela primeira vez nas linhas de montagem. Câmeras dianteira, traseira e laterais evitam os pontos cegos, e o sistema que detecta a mudança de faixa involuntária foi aprimorado ao atuar em conjunto com o controle dinâmico.
No estande da Infiniti, a divisão de luxo da Nissan, holofotes voltados também ao novo G37 Sports Coupé. O motor 3.5 cresceu para 3.7 e agora oferece 330 cv. Com motores grandes, Nova York parece ter se esquecido do aquecimento global.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Veículos especiais: Para isenção, carro deve custar até R$ 60 mil
Próximo Texto: Mais caro, Cayenne fica mais potente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.