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São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

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CARTAS

Entrega atrasada da Scénic
""Em fevereiro, fui à autorizada Globo para negociar a compra de uma Scénic. Passados cinco dias sem ter recebido nenhuma resposta, telefonei ao gerente, que alegou falha do vendedor. Contatei, então, a revenda de Criciúma (SC). Agendaram a entrega do veículo para 28 de fevereiro. Mas a revenda não emitiu a nota fiscal. Tampouco entregou chave-reserva, antena, manual e acendedor de cigarros. O emplacamento ficou pronto no dia 11 de março, e só dois dias depois a Globo entregou os acessórios."
Alceu André Hübbe Pacheco (Araranguá, SC)
Resposta - A Renault diz que, após a comprovação do pagamento, o carro foi emplacado e entregue. Segundo a montadora, a revenda envolvida regularizará, ainda neste mês, o cadastro do cliente na fábrica.

Chevrolet pela internet
""No dia 27 de março, adquiri um Celta com previsão de entrega para 3 de abril. O prazo não foi cumprido, pois alegaram acidente no transporte. Foi estabelecida nova data de entrega (dia 23), que mais uma vez foi ignorada. Recebi uma cópia de e-mail da Chevrolet, no qual a fábrica informa que o veículo já havia sido entregue à concessionária."
André Yuji Iwamoto (São Paulo, SP)
Resposta - A fábrica afirma que o veículo chegou à revenda no dia 24 de abril e foi retirado pelo cliente no dia 2 de maio.

Vidro elétrico do Golf
""Tenho um Golf 2.0, 2001, cujas máquinas do vidro elétrico das portas dianteiras apresentaram defeito por duas vezes. Na primeira, o carro ainda estava em garantia e houve a reposição do componente, mas na outra paguei pelo conserto. São pequenas peças de plástico presas a um cabo de aço. Elas não suportam o esforço e quebram. Nas autorizadas, dizem que isso é comum. Soube que, a partir do modelo 2003, o plástico foi substituído por metal."
Rogério Ferraz de Oliveira (Campinas, SP)
Resposta - A Volkswagen admite que solicitou ao fabricante uma melhora na peça, que pode ser utilizada nos modelos produzidos anteriormente. A montadora diz que seus veículos têm garantia de um ano, sem limite de quilometragem, condicionada à execução das revisões. Dentro desse período, ela se compromete a reparar gratuitamente as falhas de montagem. De acordo com a fábrica, o carro do cliente está com 32 meses de uso, mas solicita que ele ligue para o serviço de atendimento da montadora (0800-195775).

Vectra com pneus diferentes
""Gostaria de saber qual o motivo de o conjunto de roda e pneu-reserva do Vectra Challenge possuir especificações técnicas diferentes (195/65 R15) das usadas no veículo (205/55 R16)."
Geraldo Leite (Curitiba, PR)
Resposta - A General Motors afirma que, seguindo uma tendência de mercado, disponibilizou a roda reserva de aço, mesmo que as de alumínio sejam de série. Segundo a fábrica, isso aconteceu após comprovação de sua engenharia do produto de que a roda de aço é compatível e em nada compromete o desempenho do veículo e a segurança dos seus ocupantes.


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