São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAS DUNAS

Areia fina engrossa dificuldade em trilha litorânea de "off-road"

DO ENVIADO ESPECIAL A MARICÁ

Não é que há um tipo de terreno bem mais traiçoeiro do que a terra molhada ou forrada de pedrinhas? Sim, esse tipo de piso é a areia fofa da praia, que o próprio Klever Kolberg, piloto brasileiro experiente em provas como o rali Paris-Dacar, classifica como o mais difícil de encarar.
A aventura a bordo da picape Nissan Frontier SE começou na trilha entre a praia de Itaipuaçu e a praia central de Maricá (no Rio, a 480 km de São Paulo).
Acompanhados por outros jipeiros, quase atolamos logo de início, na "concentração" do grupo da operadora de turismo ecológico Bandeira Viva, que acompanhamos. Na hora de sair, o drama: a tração 4x4 não era suficiente. Foi preciso a reduzida e muito jogo de cintura para evitar o vexame.
Extremamente confortável, a picape era uma exceção entre jipes cuja robustez é a maior marca, como os Land Rover Defender e os Troller T4.
Após sair do apuro, ficaram claros um contra e um pró: a aparente fragilidade da embreagem, que exalou um cheiro forte pelo esforço, e a força do motor 2.8 turbodiesel da MWM, de 132 cv (cavalos) e torque (força) de eficazes 34,7 kgfm.
O segundo obstáculo de peso foi um trecho alagado profundo, onde um Suzuki Vitara encalhou. Depois de ver a "cachoeira" que saiu ao abrir as portas do jipe, decidimos contornar aquele obstáculo.
De resto, uma paisagem de tirar o fôlego, sobretudo nos trechos em que se vê o mar do alto das dunas. O esforço terminou em Armação de Búzios (RJ), no recém-inaugurado Hotel Atlântico Búzios. (LUÍS PEREZ)


Luís Perez e Roberto Assunção viajaram em uma picape Frontier cedida pela Nissan.

Bandeira Viva: 0/xx/21/2570-7037; Hotel Atlântico Búzios, tel. 0/xx/22/2620-8850, www.atlanticobuzios.com.br


Texto Anterior: Na água: Isolada, Castelhanos compensa o tortuoso caminho pela lama
Próximo Texto: Objetivo determina a escolha do modelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.