São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Crossovers", como XC60, virão ao Brasil

Volvo fará estréia no Salão de São Paulo, mas X6 chega antes; Fiat testa Punto 1.4 Turbo e 500 no país

DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

O 78º Salão de Genebra revela, mais do que nunca, novidades que chegarão em 2008 ao Brasil. E em segmentos pouco explorados, como o dos "crossovers" (utilitários que usam plataforma e motor de peruas).
O BMW X6 e o Volvo XC60 são bons exemplos. O primeiro chegará em agosto, e o segundo, em outubro. Apesar de parecidos, não são concorrentes diretos. O X6 está logo acima do X5, que concorre com o Volvo XC90, logo acima do XC60.
Ambos têm linhas simples e bem fluidas. O BMW, mostrado pela primeira vez na Europa, usa um motor V8 biturbo e com injeção direta (407 cv).
A Volvo manteve os ombros que caracterizam seus novos carros e a lanterna angulada com LED, como no conceito mostrado em Detroit em 2007.
Segurança? Sim, aos montes. Um sistema percebe a iminência da batida e freia sozinho, outro indica o ponto cego, e um terceiro mantém a velocidade e a distância do carro da frente, como em alguns Mercedes.
Ainda que a Fiat brasileira tente esconder, está no forno o Punto 1.4 Turbo. Palavras do vice-presidente de engenharia de produto da Fiat Powertrain, Paolo Emanuele Ferrero.
Ele confirma que há várias unidades em teste. O desafio é ajustar as válvulas de admissão e de escape e a central eletrônica para a gasolina brasileira.
"Dependendo da pressão da turbina, vai a 160 cv", diz Ferrero. Já o 500, que chega até julho para testes, ganhou traje esportivo. O 500 Abarth tem 135 cv -e um escorpião sobre o capô.


Texto Anterior: Ainda potente, esportivo flerta com combustível alternativo
Próximo Texto: peças & acessórios: Motores V8 mudam em respeito ao ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.