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peças & acessórios
Motores V8 mudam em respeito ao ambiente
Montadoras se adaptam à lei que limita, nos EUA, consumo a 15 km/l
DO "NEW YORK TIMES"
Logo após o presidente George W. Bush aprovar, em dezembro, uma lei estabelecendo que,
até 2020, os carros deverão ter
um consumo máximo de 15
km/l, a General Motors apresentou seu novo V8 (oito cilindros em "V"), desenvolvido para os próximos Cadillac.
O lançamento desse motor
põe em xeque os antigos V8,
com reputação de serem rápidos e potentes -e agressores
do ambiente. Mas dizer que serão extintos é um exagero.
Potente, esse V8 será lançado
no fim do ano. Será usado em
poucos modelos, como o Chevrolet Corvette e o Cadillac
CTS-V. Mas essa nova geração,
desenvolvida para carros pequenos e de baixa emissão de
poluentes, não está longe.
O BMW X6 usa um motor V8
biturbo com 400 cv (cavalos). A
GM já mostrou à imprensa um
motor 4.5 V8 a diesel que diz ter
grande chance de equipar os futuros utilitários esportivos, picapes e veículos de passeio.
Mesmo em continentes diferentes, os times de engenharia
lutam para inovar o design dos
motores: cada V8 terá de ser
menor. Mais que o tradicional
layout dos motores dispostos
em "V", os novos trazem sistema de exaustão por fora do bloco (veja mudanças ao lado).
Assim, a instalação da turbina é simplificada, e a perda de
gases de escapamento é reduzida, ajudando o catalisador a alcançar a temperatura ideal
mais rapidamente.
Enquanto os recentes motores V8 da BMW e da GM mostram a chave da inovação, eles
diferem entre si. A BMW opta
por duas turbinas para ter respostas mais rápidas nas acelerações. Já a GM usa um único
turbo com geometria variável.
O bloco do motor alemão é de
alumínio, em contraste com o
pesado bloco de ferro da GM,
que suporta altas pressões.
Na Ford, o EcoBoost combina o turbocompressor com a
injeção direta de combustível.
Ele foi desenhado para carros
pequenos, melhorando a autonomia -reivindicam-se de 10%
a 30%- sem perder muito desempenho.
A Hyundai e a Kia também
desenvolveram um V8 para,
respectivamente, o esportivo
Genesis e o utilitário Borrego.
Há comando variável em abertura e fechamento das válvulas
de admissão e de escapamento.
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