São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

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De arrepiar o cabelo

Mais refinado e divertido de guiar, Audi TT Roadster vence Mercedes-Benz SLK por pouco

Marcelo Justo/Folha Imagem
Mais refinado e divertido de guiar, Audi TT Roadster vence Mercedes-Benz SLK por pouco

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

São carros pequenos, divertidos e chamativos. Param o calçadão de Santos e invadem os olhares curiosos de homens, mulheres, crianças e até de um simpático vendedor de milho.
Sempre sorridente, Francisco das Neves, 59, propôs trocar cinco espigas mordidas por um dos carros. Mas só cinco. Seis seriam demais, dizia. "Não vale tanto. Se chover, molha a gente", brinca, ao ver o Audi TT Roadster e o Mercedes-Benz SLK com as capotas recolhidas e nuvens carregadas ao fundo.
Mal ele sabia que, em cerca de 15 segundos, eles viram cupês fechados. Mais o SLK do que o TT, pois traz o teto rígido desde 1996, e não a antiquada cobertura de lona da Audi.
Mas, de ultrapassado, o TT não tem nada. Sob o capô, há mais refinamento que no rival. Seu motor 2.0 turbinado vem com injeção direta de gasolina, o que faz o TT ser rápido como um Nissan 350Z e econômico como um Toyota Corolla antigo. E isso é um baita elogio.

Dupla embreagem,
Os 200 cv (cavalos) declarados pela Audi soam até pessimistas, mas o mérito está no câmbio automático S-Tronic.
Com duas embreagens -uma delas sempre pré-engatada-, o câmbio de seis marchas parece não ter pena do motor. Reduz assim que você trisca nas borboletas atrás do volante. Não pensa duas ou três vezes se deve subir a rotação, como no câmbio do SLK.
Além disso, o motor 1.8 com compressor (184 cv) carece de força. Não honra os esportivos alemães, mesmo sendo o único dos dois com tração traseira -melhora a distribuição de peso e as acelerações nas curvas.
Já a Audi assume o ônus da tração dianteira e capricha no acerto da suspensão. É dura para as ruas de São Paulo, mas se redime nas curvas da rodovia Anchieta -em dia de sol e de feriado para os caminhoneiros.
Seus pneus também são mais esportivos -aro 18, contra os de 16 polegadas da Mercedes.
Por tudo isso, a Audi tabela o TT Roadster em R$ 240 mil. Já o SLK 200 Kompressor sai por R$ 218 mil. Se essa diferença não muda a sua vida, fique com o TT. É mais leve, ágil, divertido de guiar e vai impressionar seu Francisco da mesma forma.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



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