São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

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Edge nem chegou e já pode ser reajustado

Em dezembro, Ford custará R$ 150 mil, se dólar f; dólar acima de R$ 2 o reajustará

DO ENVIADO ESPECIAL A OAKVILLE (CANADÁ)

Quando o Edge foi lançado nos EUA, há exatos dois anos, a Ford do Brasil começou a estudar sua importação para cá.
Naquela época, o dólar valia R$ 2,17. Caiu para R$ 1,77 um ano depois e bateu em R$ 1,55 no último mês de agosto. A Ford não titubeou: encheu contêineres de Edge rumo ao país.
Só que, enquanto o primeiro lote viajava de navio do Canadá -é feito em Oakville-, o mercado financeiro pirou. A crise se agravou, e o dólar chegou a ser cotado a R$ 2,55.
Era um caminho sem volta: não dava para desviar o navio e descarregar dezenas de Edge nas Bahamas ou em Porto Rico.
E mais: a Ford divulgou em outubro o preço (em reais) de um carro que só será vendido aqui em dezembro. Mais precisamente, R$ 149,7 mil -com teto solar, custa mais R$ 8.300.
"Nosso planejamento de importação foi feito com o dólar entre R$ 1,80 e R$ 2. Se ele persistir mais de um mês acima disso, teremos de reajustar o preço do Edge", prevê Marcos de Oliveira, presidente da Ford.
Essa declaração foi há três semanas, e o dólar fechou na sexta-feira em R$ 2,16.
Oliveira diz que há recursos na balança comercial da Ford para manter esse preço. "Com a alta do dólar, ganhamos mais nas exportações [de EcoSport e Fiesta], o que compensa as perdas na importação do Edge."

Captiva
Ou seja, seu preço pode ficar em torno de R$ 150 mil, mas ainda estará caro em comparação com o Chevrolet Captiva, que vem do México sem pagar Imposto de Importação graças a um acordo comercial.
Aliás, a Ford não quer saber de Captiva. "Nossos rivais são o Mitsubishi Pajero Full e o Toyota SW4. O Captiva compete com o [Honda] CR-V e o [Hyundai] Tucson", aponta Winston Landin, gerente de estratégia de produto.
Plausível. Aqui o Captiva é vendido por R$ 100 mil -apesar do preço sugerido de R$ 92,9 mil. Mas, nos EUA, as versões importadas custam exatamente o mesmo (US$ 29 mil, ou R$ 61,5 mil) -lá o Captiva é vendido como Saturn Vue.
São "crossovers" -misturam características de utilitários e de sedãs. O Edge usa a plataforma esticada do Fusion, mas com tração integral e maior altura do solo. Esbanja espaço interno e equipamentos.
O motor é quase idêntico ao do Captiva, com seis cilindros em "V". Mas é 3.5 no Edge (269 cv) e 3.6, no Captiva (261 cv).
Talvez por isso a Ford planeje vender só 3.000 Edge em um ano. Em dois meses, a GM já vendeu 2.000 Captiva. E com sobrepreço. (FABIANO SEVERO)


O jornalista viajou a convite da Ford, que cedeu o carro para avaliação


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