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Edge nem chegou e já pode ser reajustado
Em dezembro, Ford custará R$ 150 mil, se dólar f; dólar acima de R$ 2 o reajustará
DO ENVIADO ESPECIAL A OAKVILLE (CANADÁ)
Quando o Edge foi lançado
nos EUA, há exatos dois anos, a
Ford do Brasil começou a estudar sua importação para cá.
Naquela época, o dólar valia
R$ 2,17. Caiu para R$ 1,77 um
ano depois e bateu em R$ 1,55
no último mês de agosto. A
Ford não titubeou: encheu contêineres de Edge rumo ao país.
Só que, enquanto o primeiro
lote viajava de navio do Canadá
-é feito em Oakville-, o mercado financeiro pirou. A crise
se agravou, e o dólar chegou a
ser cotado a R$ 2,55.
Era um caminho sem volta:
não dava para desviar o navio e
descarregar dezenas de Edge
nas Bahamas ou em Porto Rico.
E mais: a Ford divulgou em
outubro o preço (em reais) de
um carro que só será vendido
aqui em dezembro. Mais precisamente, R$ 149,7 mil -com
teto solar, custa mais R$ 8.300.
"Nosso planejamento de importação foi feito com o dólar
entre R$ 1,80 e R$ 2. Se ele persistir mais de um mês acima
disso, teremos de reajustar o
preço do Edge", prevê Marcos
de Oliveira, presidente da Ford.
Essa declaração foi há três
semanas, e o dólar fechou na
sexta-feira em R$ 2,16.
Oliveira diz que há recursos
na balança comercial da Ford
para manter esse preço. "Com a
alta do dólar, ganhamos mais
nas exportações [de EcoSport e
Fiesta], o que compensa as perdas na importação do Edge."
Captiva
Ou seja, seu preço pode ficar
em torno de R$ 150 mil, mas
ainda estará caro em comparação com o Chevrolet Captiva,
que vem do México sem pagar
Imposto de Importação graças
a um acordo comercial.
Aliás, a Ford não quer saber
de Captiva. "Nossos rivais são o
Mitsubishi Pajero Full e o Toyota SW4. O Captiva compete
com o [Honda] CR-V e o
[Hyundai] Tucson", aponta
Winston Landin, gerente de estratégia de produto.
Plausível. Aqui o Captiva é
vendido por R$ 100 mil -apesar do preço sugerido de R$
92,9 mil. Mas, nos EUA, as versões importadas custam exatamente o mesmo (US$ 29 mil,
ou R$ 61,5 mil) -lá o Captiva é
vendido como Saturn Vue.
São "crossovers" -misturam
características de utilitários e
de sedãs. O Edge usa a plataforma esticada do Fusion, mas
com tração integral e maior altura do solo. Esbanja espaço interno e equipamentos.
O motor é quase idêntico ao
do Captiva, com seis cilindros
em "V". Mas é 3.5 no Edge (269
cv) e 3.6, no Captiva (261 cv).
Talvez por isso a Ford planeje vender só 3.000 Edge em um
ano. Em dois meses, a GM já
vendeu 2.000 Captiva. E com
sobrepreço.
(FABIANO SEVERO)
O jornalista viajou a convite da Ford, que cedeu o
carro para avaliação
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