São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

peças & acessórios

Americanas ignoram crise e mostram tradição no Sema

Maior feira mundial de acessórios reúne desde Challenger com 838 cv até Passat CC com ajuste de potência para poupar combustível

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A crise econômica não diminuiu a sede americana por rodas maiores e motores mais potentes. Esses foram apenas alguns dos ingredientes do Sema Show, a maior feira de acessórios do mundo, que ocorreu na semana passada em Las Vegas.
O evento tentou convencer concessionários de que a personalização, responsável pela movimentação anual de US$ 38 bilhões, é uma alternativa à queda nas vendas de veículos.
As montadoras americanas ignoraram a tendência por carros menores e mais econômicos -um dos principais motivos é a crise que atravessam. A Ford criou a Raptor, uma picape grande com vocação "off-road" de alta performance.
Baseada na F-150, a versão chega às lojas no próximo ano com amortecedores reforçados, tração integral e duas opções de motor V8: 5.4 e 6.2.
A Chevrolet e a Dodge reviveram, no Sema Show, o duelo dos anos 70 com seus "muscle cars" reestilizados. O Camaro -antes de ganhar as ruas, o que deve ocorrer no próximo ano- apareceu "tunado" para evocar os 542 cv do conceito LS7. Também preparado, o Challenger Drift abusa de 838 cv.
Até marcas sofisticadas apostaram na personalização para alavancar os luxuosos. O sedã Hyundai Genesis -que chega ao Brasil em 2009 por R$ 200 mil- lá apareceu incrementado com rodas de 22 polegadas, spoiler e computador para os ocupantes do banco traseiro.

Performance ecológica
A Honda, uma das que menos encolheram no decadente mercado americano, entende que espetáculo não se traduz efetivamente em vendas.
A marca japonesa mostrou o Civic e o Fit decorados com kit aerodinâmico e rodas em material mais leve. O argumento é que ambos otimizam o consumo -e ainda embelezam.
A Volkswagen trouxe o CC Eco Performance Concept. O nome comprido é para explicar que o "cupê de quatro portas" tem motor 2.0 turbo que pode ser ajustado para rodar com três potências: 307 cv, 248 cv e 209 cv. Com a última, o consumo é de 14 km com um litro de gasolina, divulga a montadora.
O evento teve novidades também no setor de pintura. Enquanto a PPG apresentou a evolução da tinta que muda de cor conforme a luz, a Basf lançou a linha assinada pelo designer Chip Foose, do programa "Overhaulin'", que conseguiu dar esportividade ao marrom. (FELIPE NÓBREGA)



NA INTERNET
www.semashow.com



Texto Anterior: Obama ganhará Cadillac blindado da GM
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.