São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama ganhará Cadillac blindado da GM

Com 6 metros de comprimento, limusine presidencial será à prova de fuzil, granada e até de lança-chamas

DO "NEW YORK TIMES"

Depois que Barack Obama fizer o juramento como presidente dos EUA, em janeiro, ele terá uma novíssima limusine preta à sua disposição. A General Motors dará os toques finais no novo carro oficial.
A análise de uma fotografia não-autorizada, tirada enquanto o carro estava sendo testado, deixa claro que o veículo do próximo presidente será baseado num utilitário da Cadillac. Ele irá substituir o atual Ca- dillac do presidente George W. Bush, usado desde 2005.
É a prova de como mudou o transporte presidencial desde que a primeira frota da Casa Branca foi encomendada por William Howard Taft, em 1909.
Enquanto Taft rodava com um White a vapor ou com um Pierce-Arrow convencional, o próximo presidente irá viajar numa fortaleza sobre rodas.
Embora o teto levantado e as colunas do pára-brisa mais largas sejam heranças das limusines presidenciais com blindagens pesadas, que estrearam em 2001, a Cadillac não divulga nenhum detalhe técnico.
Mas é possível deduzir que os vidros transparentes são suficientes para deter tiros de revólver Magnum calibre 44 e até de lança-chamas. A blindagem mescla componentes de aço, alumínio, titânio e cerâmica.

Ferro-velho
Quando a blindagem era mais leve, as aparições dos presidentes em locais públicos eram limitadas, como na visita do ex-presidente Bill Clinton ao Paquistão, em 2000. No comboio, havia cinco carros idênticos para evitar atentados.
Por isso a GM está construindo não só uma limusine presidencial mas também duas ou três exatamente iguais, que andarão sempre juntas.
As limusines presidenciais teriam grande apelo para colecionadores, mas o serviço secreto americano não tem mostrado entusiasmo em transferi-las para as mãos de particulares. Quando os carros se "aposentam", eles são destruídos ou usados para treinamento do serviço secreto.
A exceção é o Cadillac Fleetwood 1993 de Bill Clinton, que agora enfeita a biblioteca presidencial do democrata, em Little Rock, Arkansas (EUA).


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Peças & acessórios: Americanas ignoram crise e mostram tradição no Sema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.