|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CELTA X GOL X KA X PALIO
Ka fica para trás de rivais em desempenho
Celta e Gol são mais ágeis; mais barato e sem regulagem de altura do banco, Ford tem mais itens de série
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O novo Ka, que começou a
chegar às concessionárias na
semana passada, é a aposta da
Ford para alavancar o seu desempenho de vendas. Atualmente, ela ocupa o quarto lugar
no ranking, atrás da Fiat, da
Volkswagen e da Chevrolet.
Porém, no que depender de
outro desempenho -o que o Ka
obteve nas pistas de teste-, a
marca terá problemas. De acordo com os números do teste
Folha-Mauá, o compacto ficou
em último em todas as provas.
O Celta foi o modelo mais eficiente no quesito desempenho,
seguido de perto pelo Gol e,
bem mais atrás, pelo Palio Fire.
Usando gasolina, o Ford precisou de 20,17s para ir de 0 a 100
km/h, contra 17,12s do Celta,
17,97s do Gol e 19,62s do Palio.
Em compensação, o Ford é o
mais econômico na estrada,
com média de 15 km/l. Já na cidade, o campeão -por pouco,
registre-se- é o Celta, com 11,2
km/l.
O Ka pode decepcionar no
desempenho, mas compensa
em outros aspectos, como a relação custo/benefício. O Ford é
o único que traz, entre itens de
série, a trava central elétrica, o
alarme com controle remoto e
a abertura interna do porta-malas. Mas fica devendo pequenos itens, como o banco do
motorista com regulagem de
altura do Gol.
A Ford cobra R$ 25.190. Isso
representa uma economia de
R$ 938 em relação ao Celta, R$
950 na comparação com o Palio
e R$ 1.340 sobre o Gol.
Com exceção do Ka, todos
têm opção de quatro portas. A
maior diferença de preço é a do
Gol -R$ 26.530 contra R$
28.270. O Palio fica atrás (R$
26.140 ante R$ 27.780), e a proximidade maior aparece no
Celta (R$ 26.128 e R$ 27.685).
Conserto
A Ford também afirma que o
custo de manutenção é o menor da categoria. De acordo
com o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária),
o preço do reparo em caso de
colisão frontal é o menor: atingiu 14 pontos, em uma escala
que vai de 10 a 60 (quanto menor, melhor). O Celta ficou com
16, e o Palio Fire conseguiu 21
-o resultado do Gol não foi disponibilizado, mas a versão fabricada até 2005 tinha 23.
No campo subjetivo, o Ka é o
mais agradável de ser dirigido.
Ele tem a melhor posição de dirigir e a suspensão mais bem
acertada, que privilegia a segurança e a esportividade, mas
sem deixar o automóvel duro.
Assim, o test-drive pode ser a
melhor saída para a Ford comunicar as qualidades do seu
produto. No entanto, se o candidato a comprador pisar fundo, vai querer fugir para uma
loja da Chevrolet ou da Volkswagen.
(EDUARDO HIROSHI)
Os carros foram cedidos pelas montadoras para
teste; o Celta foi alugado pela Folha
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Ka é o melhor para altos; Gol, para gordinhos Próximo Texto: Chicago se volta ao próprio umbigo Índice
|