São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CELTA X GOL X KA X PALIO

Ka fica para trás de rivais em desempenho

Celta e Gol são mais ágeis; mais barato e sem regulagem de altura do banco, Ford tem mais itens de série

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O novo Ka, que começou a chegar às concessionárias na semana passada, é a aposta da Ford para alavancar o seu desempenho de vendas. Atualmente, ela ocupa o quarto lugar no ranking, atrás da Fiat, da Volkswagen e da Chevrolet.
Porém, no que depender de outro desempenho -o que o Ka obteve nas pistas de teste-, a marca terá problemas. De acordo com os números do teste Folha-Mauá, o compacto ficou em último em todas as provas.
O Celta foi o modelo mais eficiente no quesito desempenho, seguido de perto pelo Gol e, bem mais atrás, pelo Palio Fire.
Usando gasolina, o Ford precisou de 20,17s para ir de 0 a 100 km/h, contra 17,12s do Celta, 17,97s do Gol e 19,62s do Palio.
Em compensação, o Ford é o mais econômico na estrada, com média de 15 km/l. Já na cidade, o campeão -por pouco, registre-se- é o Celta, com 11,2 km/l.
O Ka pode decepcionar no desempenho, mas compensa em outros aspectos, como a relação custo/benefício. O Ford é o único que traz, entre itens de série, a trava central elétrica, o alarme com controle remoto e a abertura interna do porta-malas. Mas fica devendo pequenos itens, como o banco do motorista com regulagem de altura do Gol.
A Ford cobra R$ 25.190. Isso representa uma economia de R$ 938 em relação ao Celta, R$ 950 na comparação com o Palio e R$ 1.340 sobre o Gol.
Com exceção do Ka, todos têm opção de quatro portas. A maior diferença de preço é a do Gol -R$ 26.530 contra R$ 28.270. O Palio fica atrás (R$ 26.140 ante R$ 27.780), e a proximidade maior aparece no Celta (R$ 26.128 e R$ 27.685).

Conserto
A Ford também afirma que o custo de manutenção é o menor da categoria. De acordo com o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o preço do reparo em caso de colisão frontal é o menor: atingiu 14 pontos, em uma escala que vai de 10 a 60 (quanto menor, melhor). O Celta ficou com 16, e o Palio Fire conseguiu 21 -o resultado do Gol não foi disponibilizado, mas a versão fabricada até 2005 tinha 23. No campo subjetivo, o Ka é o mais agradável de ser dirigido.
Ele tem a melhor posição de dirigir e a suspensão mais bem acertada, que privilegia a segurança e a esportividade, mas sem deixar o automóvel duro.
Assim, o test-drive pode ser a melhor saída para a Ford comunicar as qualidades do seu produto. No entanto, se o candidato a comprador pisar fundo, vai querer fugir para uma loja da Chevrolet ou da Volkswagen. (EDUARDO HIROSHI)

Os carros foram cedidos pelas montadoras para teste; o Celta foi alugado pela Folha

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


Texto Anterior: Ka é o melhor para altos; Gol, para gordinhos
Próximo Texto: Chicago se volta ao próprio umbigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.