São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chicago se volta ao próprio umbigo

12 dias após o fim de Detroit, 2º salão dos EUA traz minivan da VW feita pela Chrysler e Challenger de 425 cv

DA REPORTAGEM LOCAL

O Salão de Detroit acabou no dia 27 de janeiro, mas a vizinha Chicago já revela suas novidades -feitas, em especial, para os Estados Unidos, país que, ainda neste ano, terá mostras em Nova York e Los Angeles.
A GM vê o futuro próximo nos carros movidos a E85 (85% de álcool e 15% de gasolina).
Troy Clarke, presidente da GM nos EUA, diz que a marca terá 11 veículos capazes de receber E85 neste ano e outros 15 em 2009. Para 2010, a GM prepara o Chevrolet HHR FlexFuel, que terá o primeiro motor quatro cilindros para E85.
Outra tendência já anunciada pela GM em Detroit e reiterada em Chicago é a dos "crossovers" (carros com porte de utilitário esportivo e plataforma e motor de perua).
Daí surgiu o Chevrolet Traverse, que será lançado nos EUA no terceiro trimestre deste ano com tração dianteira ou integral. "O Traverse tem sete lugares e dirigibilidade de carro pequeno", diz Ed Peper, gerente-geral da Chevrolet nos EUA.
A Ford segue a mesma fórmula e lança, em Chicago, o Edge Sport 2009, a versão esportiva do "crossover" que chegará ao Brasil no segundo semestre.

Estrela
Mas o lançamento que tem feito todo visitante virar o pescoço é o Dodge Challenger SRT8, relançado após 35 anos. Clássico "pony car", como o apelidam os americanos, o Challenger terá nove opções de motores, como o V8 Hemi (oito cilindros em "V" com câmaras hemisféricas). Segundo a montadora, o 6.1 gera 425 cv (cavalos) e pode levar o Challenger a 100 km/h em cerca de 5s.
Deborah Wahl Meyer, gerente de marketing da Chrysler, já contabiliza 9.000 Challenger vendidos. Ele, que só terá duas portas e tração traseira, chegará em julho por a partir de US$ 37.995 (R$ 67 mil). É um mercado de nicho, mas pode render boas vendas para uma marca que luta contra a crise financeira -em 2006, a Ford emplacou 166.530 Mustang.
A Chrysler também fabricará, em 2008, a Routan, que será vendida com a marca Volkswagen. É a primeira vez que, nos EUA, a marca alemã venderá uma minivan de sete lugares.
A suspensão e a direção serão Volkswagen, mas o chassi e os dois motores serão fornecidos pela Chrysler. O mais fraco, um 3.8 V6, tem 197 cv, e o mais potente, um 4.0 V6, chega a 251 cv.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Celta x Gol x Ka x Palio: Ka fica para trás de rivais em desempenho
Próximo Texto: Liderança: GM usa marca chinesa para superar Toyota
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.