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Importado, Peugeot 3008 chega ao Brasil em 2011
Lançamento do "crossover" será logo após o da
família 308, que será feita na planta da Argentina
DO ENVIADO ESPECIAL A DUBROVNIK
(CROÁCIA)
Um cenário medieval foi o
palco escolhido pela Peugeot
para o lançamento mundial do
3008, o primeiro "crossover"
(plataforma de perua e carroceria de utilitário) da história da
marca francesa.
Mas, apesar de as ruelas da
cidade adriática de Dubrovnik
(Croácia) remeterem ao passado, a montadora mostra como
enxerga o futuro do carro familiar: espaçoso, polivalente e
equipado com motor turbinado
de baixa cilindrada e de alto
rendimento ("downsizing").
A empresa acredita ainda que
itens de conforto e segurança
também precisam vir de série,
como o preço elevado.
Na Europa, a versão 1.6 turbinada (150 cv) equipada -a
mesma que desembarcará por
aqui- custará 30 mil. Faixa
de preço do rival da Volkswagen, o Tiguan 2.0 (200 cv), importado por R$ 124.190.
Os brasileiros interessados
no 3008, porém, terão de esperar pelo menos até o final de
2011, quando a Peugeot planeja
trazer o "crossover" francês.
308
Segundo Gaetan Demoulin,
da área de marketing de produto da Peugeot, a data ainda é incerta, pois, primeiro, é preciso
abastecer o mercado europeu.
Mesmo com a previsão de produzir 90 mil unidades por ano.
No entanto, o principal motivo do atraso é outro: a montadora não quer trazê-lo antes do
lançamento do 308, que será
feito na Argentina e lançado alguns meses antes do 3008.
Colocar o jipinho da safra
futura ao lado do atual 307
poderia prejudicar as vendas
da família (hatch, sedã e perua),
que emplacou 18.371 unidades
no ano passado.
Seria um risco desnecessário
para a saúde dos negócios, já
que o 3008, pelo seu posicionamento de preço, será mais um
automóvel de imagem do que
de volume de vendas.
O motor 1.6 do "crossover"
também precisa ser homologado para a gasolina brasileira
-ao menos 20% de álcool.
"Apesar de ser o mesmo motor usado pela BMW no Mini
Cooper, a calibração e o câmbio
são distintos. Adaptá-lo à gasolina brasileira demora vários
meses", explica Demoulin.
A Peugeot pretende compartilhar esse propulsor com outros veículos da marca no país,
como o conversível 308 CC.
Isso se as vendas do 307 CC
(R$ 136,4 mil) superarem a casa
de oito unidades por mês. E,
mesmo fora de linha na Europa, há estoque do conversível
para mais um ano e meio de
vendas aqui, calcula a marca.
É rezar para o Volkswagen
EOS (R$ 159,9 mil) alavancar o
segmento. Ou o brasileiro só vai
admirar o 308 CC pelas fotos.
(FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite da Peugeot
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