São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

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Cartas

Ka adulterado
"Levei meu Ka para a primeira revisão, e, aparentemente, estava tudo em ordem. Porém logo apareceu um ruído estranho no motor, com batidas de válvulas, e o diagnóstico da Frei Caneca foi carbonização dos cilindros. Segundo ela, isso ocorreu em virtude do menor teor de álcool na gasolina praticado por todas as distribuidoras. Também fui informada de que a garantia não cobriria esse serviço, sendo necessário o pagamento de R$ 5.000."
Bianca Luttenschiager (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Os problemas foram decorrentes da qualidade de combustível utilizado no veículo."

Corolla "queimado"
"Aos 24,1 mil quilômetros, meu Corolla começou a soltar um forte cheiro de queimado. Nas subidas, saia fumaça do motor. Levei o carro a uma autorizada, e foi diagnosticado que a embreagem estava danificada. O serviço foi orçado em R$ 1.980. O consultor alegou problemas de uso, mas não posso aceitar um desgaste tão prematuro. Estou tão decepcionado e indignado que levei o carro a uma oficina particular."
Mario M. Koketu (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "Após análise, foi constatado que o sistema de embreagem não apresentou desconformidade proveniente de defeitos de fabricação, mas de agentes externos."

307 repintado
"Ao sair da Champion com meu 307 novo, fui abastecer e percebi uma diferença na tonalidade de cor na porta. Voltei à revenda, e o vendedor argumentou que essa diferença poderia ser pelo ângulo de visão da porta.
Solicitei a substituição do veículo, uma vez que se tratava de um zero-quilômetro, e recebi a informação de que apenas seria possível repará-lo.
Após consultar o Procon, a revenda se comprometeu a trocar a porta e o pára-lama, que também havia sido repintado."
Eduardo A. Matheus (Brasília, DF)

Resposta da Peugeot - "A Peugeot efetuou uma composição amigável para satisfazer o cliente."

Réplica - O leitor afirmou que a Peugeot trocará seu carro, mas a cor escolhida só estará disponível na segunda quinzena de março.

Vectra parado
"Meu Vectra, com menos de dois meses de uso, já esteve três vezes na oficina da Viamar por falta de peça. Comprei um carro para trabalhar e estou impossibilitado de usá-lo por falta do motor de partida."
Valter Guarnieri (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O caso foi resolvido, o que o cliente confirma."


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