São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios


Cresce conexão de fábrica para iPod


Além do cabo conector para toca-MP3, montadoras permitem gravar músicas no rádio

Renato Stockler/Folha Imagem
Visualmente igual aos outros C3, o Musique é o único brasiliero a ter iPod de série


DO "NEW YORK TIMES"

O iPod parece estar em qualquer lugar. É possível conectá-lo aos rádios em casa e colocá-lo em volta do braço para fazer ginástica. O carro, por outro lado, sempre foi um desafio para o "brinquedo" da Apple.
Veículos feitos antes da revolução do iPod precisavam de adaptadores. Algumas empresas ofereciam, no mercado de reposição, equipamentos com conectores de MP3, mas os motoristas acabavam dando preferência ao sistema de fábrica.
Nos carros novos, porém, o iPod encontrou uma casa. As montadoras estão, progressivamente, fornecendo sistemas de som com espaço para o toca-MP3. Na supremacia do iPod, as concessionárias estão instalando kits específicos para ele.
E música digital a bordo está começando a ir além do iPod. A última novidade é permitir que elas sejam transferidas para o rádio do carro e deixar o iPod em casa. A Ford anunciou uma parceria com a Microsoft para lançar um rádio controlado por voz -e isso mostra como a tecnologia muda rapidamente.
"O crescimento é exponencial", diz Christina Ra, do planejamento de produtos da Honda. "Quando olhamos para os carros que vão ser lançados em três anos, deixamos um espaço em branco para o áudio."
Por enquanto, a conexão universal é um cabo auxiliar, mas há limitações. Enquanto a música do tocador passa facilmente para o rádio, os controles não são transferidos para o painel do carro. Funções como "próxima canção" precisam ser feitas no iPod, uma distração a ser assumida pelos passageiros.
Conexões exclusivas para iPod, feitas por um cabo no porta-luvas, permitem ao motorista controlá-lo diretamente pelo rádio. Se há um display suficientemente grande, é um processo fácil, mas telas pequenas distraem mais do que ajudam.
A DaimlerChrysler oferece a transferência de músicas para o rádio. Nick Cappa, porta-voz da montadora, diz que o MyGIG, oferecido como opcional, tem espaço para 1.600 músicas.
Ainda é incerto que esse método prolifere, pois exige trabalho. Todas as músicas no computador devem ser transferidas para o rádio do carro. Imagine sentar-se na garagem por horas após ter feito o mesmo em casa.


Texto Anterior: Fábricas guardam novidades para Chicago
Próximo Texto: Modelos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.