São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Próximo Texto | Índice

TESTE
Fiat tem carro mais bem equipado; Volks dá banho de desempenho
Palio vence Parati no duelo das peruas "populares"

Greg Sallibian/Folha Imagem
À direita, a Fiat Palio Weekend; à esquerda, a VW Parati


LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

Poucas vezes, no confronto entre dois carros da mesma categoria, é tão clara a divisão de estilos quanto no embate entre as peruas Fiat Palio Weekend 6 Marchas e VW Parati 16V.
A perua da Fiat ganha em modernidade e segurança, enquanto a da Volkswagen leva uma grande vantagem em esportividade -aceleração, velocidade máxima e retomada dão um banho.
Ao mesmo tempo, as duas perdem para elas mesmas. Explicando melhor: não são baratas o bastante para dois carros que se pretendem"populares" 1.0. Talvez pelo fato de incorporarem soluções tecnológicas justamente para amenizar as limitações do motor.
A Palio traz seis marchas, como no sedã Siena, na tentativa de aproveitar melhor o torque (força) do motor. A Parati aposta nas 16 válvulas -artifício já utilizado em outros carros nacionais de motorização superior.
Mas o carro da Volkswagen acaba ficando atrás do da concorrente, mais seguro a começar pela carroceria -com projeto mais moderno, que inclui zonas de deformação progressiva, entre outras coisas- e a terminar por dispositivos como sistema ABS (antitravamento de freios) e airbag, que na Parati não são nem opcionais.
Por outro lado, a Parati acelera de 0 a 100 km/h em 16,58 segundos -a Weekend demora 20,10 segundos-, retoma a velocidade de 40 a 80 km/h em 14,31 segundos -a perua da Fiat leva 20,22- e atinge os 161 km/h -a Palio só vai até os 152 km/h. O teste foi feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Descarregadas, ambas deixam a desejar em estabilidade -há a velha tendência de sair de traseira.
Quando o assunto é bagagem, a vantagem também é da Fiat -são 460 litros de volume na Weekend, contra 437 litros na Parati.
O grande desconforto da Weekend é a constante necessidade de trocar marchas. As duas trazem ar-condicionado como opcional.
Aliás, tudo o que a Parati tem a Palio oferece, pelo menos como opcional, exceto acionamento elétrico do vidro traseiro e regulagem de altura do banco do motorista.


Próximo Texto: Na hora de revender, perua 1.0 é má opção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.