|
Próximo Texto | Índice
TESTE
Fiat tem carro mais bem equipado; Volks dá banho de desempenho
Palio vence Parati no duelo das peruas "populares"
Greg Sallibian/Folha Imagem
|
À direita, a Fiat Palio Weekend; à esquerda, a VW Parati
|
LUÍS PEREZ
da Reportagem Local
Poucas vezes,
no confronto
entre dois carros
da mesma categoria, é tão clara
a divisão de estilos quanto no
embate entre as
peruas Fiat Palio Weekend 6 Marchas e VW Parati 16V.
A perua da Fiat ganha em modernidade e segurança, enquanto a da
Volkswagen leva uma grande vantagem em esportividade -aceleração, velocidade máxima e retomada dão um banho.
Ao mesmo tempo, as duas perdem para elas mesmas. Explicando
melhor: não são baratas o bastante
para dois carros que se pretendem"populares" 1.0. Talvez pelo fato de
incorporarem soluções tecnológicas justamente para amenizar as limitações do motor.
A Palio traz seis marchas, como
no sedã Siena, na tentativa de
aproveitar melhor o torque (força)
do motor. A Parati aposta nas 16
válvulas -artifício já utilizado em
outros carros nacionais de motorização superior.
Mas o carro da Volkswagen acaba ficando atrás do da concorrente, mais seguro a começar pela carroceria -com projeto mais moderno, que inclui zonas de deformação progressiva, entre outras
coisas- e a terminar por dispositivos como sistema ABS (antitravamento de freios) e airbag, que na
Parati não são nem opcionais.
Por outro lado, a Parati acelera
de 0 a 100 km/h em 16,58 segundos
-a Weekend demora 20,10 segundos-, retoma a velocidade de 40 a
80 km/h em 14,31 segundos -a perua da Fiat leva 20,22- e atinge os
161 km/h -a Palio só vai até os 152
km/h. O teste foi feito pela Folha e
pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Descarregadas, ambas deixam a
desejar em estabilidade -há a velha tendência de sair de traseira.
Quando o assunto é bagagem, a
vantagem também é da Fiat -são
460 litros de volume na Weekend,
contra 437 litros na Parati.
O grande desconforto da Weekend é a constante necessidade de
trocar marchas. As duas trazem ar-condicionado como opcional.
Aliás, tudo o que a Parati tem a
Palio oferece, pelo menos como
opcional, exceto acionamento elétrico do vidro traseiro e regulagem
de altura do banco do motorista.
Próximo Texto: Na hora de revender, perua 1.0 é má opção Índice
|