São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


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Picape Chevrolet S10 é "trator domesticado"

da Reportagem Local

Barulho de caminhão e desempenho de carro de passeio. A picape Chevrolet S10 com o novo motor 2.8 turbodiesel esbanja força -o torque (34 kgfm) logo a 1.800 rpm é equivalente, por exemplo, ao de quatro "populares" juntos.
Mas até não se acostumar com esse trator domesticado, é fácil "cantar" pneu em primeira marcha. No semáforo, dá para sair em segunda marcha sem sofrimento. Arranque é o que não falta.
Seu porte grandalhão impõe respeito no trânsito. E, mesmo não sendo um veículo com vocação urbana, dirigir a S10 na cidade não é problema -exceto encontrar lugar para estacionar os seus 5,19 m de comprimento. Ainda mais se for nas apertadas vagas de shoppings ou supermercados.
O novo propulsor da S10 gera 132 cv (cavalos) de potência e substitui o 2.5 diesel -as duas versões a gasolina 2.2 (113 cv) e 4.3 V6 (180 cv) continuam à venda. A velocidade máxima saltou de 155 km/h para 171 km/h, segundo dados da montadora
Como a maioria dos motores a diesel, um dos destaques é o baixo consumo. Na cidade, faz 9,62 km/l e, na estrada, 14,63 km/l, segundo teste da Folha e do Instituto Mauá de Tecnologia.
Para quem não carrega carga, o grande empecilho de qualquer picape é oferecer espaço demais na caçamba e de menos no habitáculo. A versão cabine dupla supre em parte essa carência. Oferece, pelo menos, conforto para até quatro ocupantes -desde que seja uma criança pequena, cabe até um quinto passageiro.
Com a nova motorização, a dirigibilidade também melhorou. A S10 2.8 turbodiesel passou a vir com volante do motor de dupla massa, que diminui a vibração torcional -característica dos motores diesel-, que passa do motor à transmissão.
Assim, o motorista não fica com as mãos "tremendo" enquanto segura o volante em marcha lenta.
Mas aquele conhecido pula-pula, principalmente quando está vazia, permanece. Impossível não dar algumas sacolejadas ao passar pelas inúmeras valetas da cidade.

Preço
Na versão básica, a S10 DLX 2.8, cabine dupla, custa R$ 47.359. Airbag (bolsa de ar que infla em caso de colisão) e freios ABS (antitravamento) nas quatro rodas não estão disponíveis nem mesmo como equipamentos opcionais. Completa, sai por R$ 50.819.
Mesmo com um design bastante datado -está há cinco anos no mercado nacional e sofreu pouquíssimas mudanças-, a S10 é a líder de vendas no Brasil.
No ano passado, a picape da GM abocanhou uma fatia de 44,4% (com 18.020 unidades comercializadas) desse segmento.
Em segundo lugar, está a Ford Ranger, com 27,1% (10.992). As outras concorrentes são Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Dodge Dakota. (GLENDA PEREIRA)



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