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Picape Chevrolet S10 é "trator domesticado"
da Reportagem Local
Barulho de caminhão e desempenho de carro de
passeio. A picape
Chevrolet S10 com
o novo motor 2.8
turbodiesel esbanja força -o torque (34 kgfm) logo a 1.800 rpm é
equivalente, por exemplo, ao de
quatro "populares" juntos.
Mas até não se acostumar com
esse trator domesticado, é fácil
"cantar" pneu em primeira marcha. No semáforo, dá para sair em
segunda marcha sem sofrimento.
Arranque é o que não falta.
Seu porte grandalhão impõe
respeito no trânsito. E, mesmo
não sendo um veículo com vocação urbana, dirigir a S10 na cidade
não é problema -exceto encontrar lugar para estacionar os seus
5,19 m de comprimento. Ainda
mais se for nas apertadas vagas de
shoppings ou supermercados.
O novo propulsor da S10 gera
132 cv (cavalos) de potência e
substitui o 2.5 diesel -as duas
versões a gasolina 2.2 (113 cv) e 4.3
V6 (180 cv) continuam à venda. A
velocidade máxima saltou de 155
km/h para 171 km/h, segundo dados da montadora
Como a maioria dos motores a
diesel, um dos destaques é o baixo
consumo. Na cidade, faz 9,62
km/l e, na estrada, 14,63 km/l, segundo teste da Folha e do Instituto Mauá de Tecnologia.
Para quem não carrega carga, o
grande empecilho de qualquer picape é oferecer espaço demais na
caçamba e de menos no habitáculo. A versão cabine dupla supre
em parte essa carência. Oferece,
pelo menos, conforto para até
quatro ocupantes -desde que
seja uma criança pequena, cabe
até um quinto passageiro.
Com a nova motorização, a dirigibilidade também melhorou. A
S10 2.8 turbodiesel passou a vir
com volante do motor de dupla
massa, que diminui a vibração
torcional -característica dos
motores diesel-, que passa do
motor à transmissão.
Assim, o motorista não fica com
as mãos "tremendo" enquanto
segura o volante em marcha lenta.
Mas aquele conhecido pula-pula, principalmente quando está
vazia, permanece. Impossível não
dar algumas sacolejadas ao passar
pelas inúmeras valetas da cidade.
Preço
Na versão básica, a S10 DLX 2.8,
cabine dupla, custa R$ 47.359.
Airbag (bolsa de ar que infla em
caso de colisão) e freios ABS (antitravamento) nas quatro rodas
não estão disponíveis nem mesmo como equipamentos opcionais. Completa, sai por R$ 50.819.
Mesmo com um design bastante datado -está há cinco anos no
mercado nacional e sofreu pouquíssimas mudanças-, a S10 é a
líder de vendas no Brasil.
No ano passado, a picape da
GM abocanhou uma fatia de
44,4% (com 18.020 unidades comercializadas) desse segmento.
Em segundo lugar, está a Ford
Ranger, com 27,1% (10.992). As
outras concorrentes são Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Dodge
Dakota.
(GLENDA PEREIRA)
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