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UTILITÁRIO ESPORTIVO
Motor V8 de 218 cv perde em potência para o dos rivais, mas o jipão da Ford é mais barato
Explorer aposta tudo no conforto
CHRISTIAN MARRA
free-lance para a Folha
Para não encarecer ainda mais o
utilitário esportivo
Explorer Limited, a
Ford resolveu limitar o desempenho
em um patamar suficiente para as
necessidades dos aventureiros urbanos. Assim, pôde investir na
comodidade dos passageiros.
O objetivo foi atingido: se o assunto é conforto, nada a contestar
no Explorer, tal a quantidade de
recursos eletrônicos para tornar
agradável a vida no habitáculo.
Mas, quando se fala em motor,
seu propulsor V8 (oito cilindros
em "V") até garante um desempenho compatível com um veículo de duas toneladas, mas fica
aquém dos motores oito cilindros
dos rivais na praça.
Com seu motor 5.0 de 218 cv
(cavalos) e torque (força) de 39,8
kgfm a 3.300 rpm, o V8 da Ford
perde, por exemplo, do ML 430 da
Mercedes-Benz, que tem propulsor menor (4.3), mas que gera 272
cv. O V8 do Jeep Cherokee produz 220 cv, apesar de ser um 4.7.
Na pista
O teste realizado pela Folha e
pelo Instituto Mauá de Tecnologia mostra que a menor potência
do motor do Explorer prejudica
seu desempenho, perdendo, por
exemplo, do Cherokee, testado
em novembro do ano passado.
Enquanto o utilitário da Jeep vai
de 0 a 100 km/h em 8,46 segundos,
o da Ford leva 11,1 segundos. As
velocidades máximas declaradas
pelas fábricas são de 201 km/h e
185 km/h, respectivamente.
Deve ser levado em conta que o
Explorer pesa 2.088 kg, contra
1.873 kg do Cherokee.
Em termos de consumo, o Explorer praticamente empata com
o Cherokee: 5,08 km/l na cidade e
7,42 km/l na estrada, contra 4,72
km/l e 7,8 km/l. Por outro lado, o
Explorer tem preço mais acessível: com o dólar a R$ 1,77, custa
R$ 95.818, enquanto o Cherokee
sai por R$ 129,9 mil.
Dirigir o Explorer é mais fácil do
que parece. Apesar do peso, as dimensões não são tão grandes. Ele
tem 1,76 m de largura -8 cm
mais estreito que o Cherokee.
O motorista, porém, deve tomar cuidado em velocidades mais
altas. Como em todo utilitário esportivo, a combinação entre
pneus altos, suspensão suave e direção hidráulica excessivamente
macia torna esse tipo de veículo
instável em curvas rápidas.
Comodidade
No quesito conforto, a Ford não
mediu esforços no Explorer. O ar-condicionado, por exemplo, possui regulagem digital da temperatura e controle automático das
saídas de ar no interior, o que
equilibra a temperatura caso alguma parte fique mais exposta ao
sol do que outra.
O assento do condutor possui
três memórias de regulagem. Ao
abrir a porta, ele recua automaticamente para facilitar o acesso.
Outro destaque é o controlador
automático de velocidade, cujos
acionadores estão posicionados à
esquerda do volante.
Um dos botões serve para "travar" o acelerador na velocidade
do momento. Outro permite aumentá-la em 1,6 km/h a cada toque, e outro faz retornar à velocidade programada inicialmente.
Assim, o motorista pode controlar o carro quase sem usar os pés.
Quem tiver coragem de utilizá-lo na lama não tem o que temer:
os pneus grandes e a tração integral permitem enfrentar bem atoleiros e trechos esburacados.
Apenas uma ressalva: como sua
altura do chão é relativamente pequena para um utilitário esportivo, o fundo raspa facilmente com
o carro carregado.
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