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São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

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CARTAS

Golf com defeito de fábrica
"Comprei um Golf 1.6, em setembro do ano passado, na revenda Autominas. Com dois dias de uso, o carro fazia um barulho que parecia o atrito entre discos e pastilhas. Inicialmente, aparecia quando o carro era esterçado.
Mais tarde, observei que o mesmo barulho aparecia em curvas com o motor entre 4.000 rpm e 5.000 rpm. O consultor identificou o problema, mas o carro foi levado várias vezes à autorizada.
Em outubro de 2002, a oficina declarou-se incapaz de resolver o defeito e pediu socorro à fábrica. A montadora não dava resposta, pois também desconhecia a causa. Depois de muita pressão, disseram que o defeito poderia estar na bomba de direção.
O engenheiro da VW identificou o problema e mandou trocar a caixa de direção, depois as mangueiras, a porca sextavada, a arruela de apoio, o anel de borracha e o braço de alavanca. Mas o desarranjo está sem solução."
Arinaldo de Oliveira
(Uberlândia, MG)
Resposta - A VW disse que consultou o gerente técnico da Autominas e soube que o assunto foi solucionado no dia 30 de maio. Após essa data, o cliente não mais voltou a reclamar.
Réplica - O leitor disse que, após 30 de maio, o carro voltou à Autominas, onde trocaram a caixa de direção mais uma vez. O barulho de atrito, porém, persiste.

Vidro elétrico quebrado
"Após 17 meses de uso, as máquinas dos vidros traseiros das duas portas do meu Astra Advantage quebraram. Como geralmente estou sozinho no carro, elas foram utilizadas poucas vezes. É inadmissível que um veículo de R$ 40 mil seja projetado para ter vida útil tão baixa. Após a quebra do mecanismo, ainda houve infiltração de água no interior da porta."
Walter Pellizzari Júnior
(São Paulo, SP)
Resposta - A GM disse que solicitou ao cliente que levasse o veículo à concessionária para os reparos. Segundo a montadora, o centro de atendimento a clientes autorizou como cortesia a substituição das peças em garantia.
Réplica - O leitor confirmou à Folha o reparo sem custo, depois de muitas reclamações.

Clio com barulhos
"Tenho um Clio RL 1.0 adquirido em dezembro de 2001 na revenda Grand Brasil. Além de problemas de acabamento na fechadura do porta-malas e na luz interna, ele começou a apresentar um barulho estranho, que eu não consigo identificar.
A loja da Clodomiro Amazonas fez a revisão e me devolveu o carro com o mesmo barulho. Resolvi consultar a revenda da Lapa, onde contei que a segunda marcha desengatava sozinha.
Após três dias, o atendente disse que o coxim do câmbio precisava ser trocado e que eu teria de pagar pelo conserto. Questionei, e trocaram a peça, mas o carro continuou com os defeitos."
Stella Peixoto (São Paulo, SP)
Resposta - A Renault disse que a cliente foi contatada e orientada a retornar com o carro à revenda, onde ele está para os reparos.
Réplica - A leitora confirmou à Folha o conserto do veículo. Disse que só o gerente Ricardo Medvid, da loja da Clodomiro Amazonas, conseguiu explicar que o carro estava com defeitos na embreagem e no câmbio.


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