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São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

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Carro bem cuidado valoriza a revenda

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não se trata exatamente de enganação, mas dar um "trato" no veículo usado ajuda a vendê-lo. Sem gastar muito, é possível agradar o futuro proprietário. Lembre-se de que uma boa aparência indica zelo e valoriza o produto.
Polir a lataria dá brilho, esconde pequenos riscos e elimina manchas. Vender o carro amassado é perder dinheiro: vale mais a pena arrumar a carroceria e as peças quebradas, como os faróis e as lanternas. Não deixe vidros e espelhos trincados ou embaçados.
Internamente, o carro deve estar bastante limpo. Além dos painéis e dos bancos, cuide do teto. Sachês com cheiro de carro novo ou de banco de couro, encontrados em lojas especializadas, eliminam odor de cigarro e de mofo.
As borrachas dos pedais e as de vedação não podem estar gastas nem ressecadas. A palheta do limpador de pára-brisa também merece atenção especial.
Regule o motor e a embreagem, que não pode ficar dura. Se os freios estiverem chiando, troque as pastilhas. Não se esqueça de fazer alinhamento da direção e balanceamento das rodas.
Jamais os pneus podem estar carecas -eles ainda precisam estar calibrados de acordo com o manual do proprietário. Substitua as calotas danificadas.
Acessórios, como direção hidráulica, espelhos e vidros elétricos, ajudam a valorizar o usado. Mas eles devem ser originais. Ar-condicionado desregulado ou sem gás deprecia o veículo.
Não tente dar um ar esportivo a seu carro. Não cole adesivos nos vidros e principalmente na lataria. Esqueça suspensão rebaixada, rodas largas, película muito escura e lanternas fumês (se elas não forem originais). Nunca abra o escapamento e certifique-se de que o equipamento não está furado.
Há uma polêmica sobre se motor deve ou não ser lavado. Os mecânicos não recomendam. Apesar de dar uma aparência limpa, se a lavagem não for bem feita, a graxa sai, e peças perdem lubrificação.
A documentação deve ser original. É preciso estar em dia com IPVA, seguro obrigatório e certificado de registro e licenciamento de veículos. Se o modelo for importado, tenha a quarta via de importação. O seguro pode ser transferido para o novo veículo.


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