São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

SALÃO DE SÃO PAULO

DO SONHO AO POSSÍVEL

Exposição que vai até o próximo domingo no Anhembi recebe a maior atração da marca italiana

Ferrari traz Enzo; VW mostra Polo Sedan

Roberto Assunção/Folha Imagem
ENZO FERRARI
O modelo, apresentado só em Paris e em São Paulo, tem motor de 660 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em 3,65s; no Brasil, custaria mais de R$ 5,5 milhões

LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O 22º Salão de São Paulo abriu as portas para o público na última quinta-feira recheado de novidades e entrosado com as principais exposições do gênero na Europa.
Sua maior surpresa chegou a menos de uma semana da abertura: o modelo Enzo Ferrari, cuja produção é limitada em 399 unidades. São Paulo é a primeira cidade a conhecê-la depois de Paris. O salão francês termina hoje.
Existe a chance de uma unidade ser importada no ano que vem, e ela custaria US$ 1,5 milhão. "A Enzo reúne o melhor que a Ferrari tem", resume o piloto Luciano Burti, que acelerou o veículo no estande da montadora, mas já o conhecia da pista de Fiorano.
Outro lançamento simultâneo com Paris é o BMW Z4. Até dezembro, 16 unidades devem desembarcar por aqui, das quais seis já foram vendidas (apesar de o preço ainda não ter sido definido). O destino das outras também é praticamente certo. O roadster será importado apenas com o motor 3.0, de 231 calavos -no exterior, existe um 2.5.
Mesmo assim, o dólar em alta causa pessimismo nos importadores. "As empresas filiadas à Abeiva [associação de importadoras] passam por seu momento mais difícil nos últimos 12 anos", diz André Mueller Carioba, presidente da entidade. "O cenário não é nada alentador."
Mas não estão expostos apenas carros dos sonhos. O público pode conhecer de perto, pela primeira vez, o Volkswagen Polo Sedan. "O Brasil é o primeiro país a produzir o modelo", afirma Berthold Krüger, vice-presidente de marketing e vendas da montadora.
Há destaques entre os carros-conceito (experimentais). Diretamente do Japão chegou um deles, o Honda Bulldog, utilitário esportivo apresentado há um ano no Salão de Tóquio. Equipado com motor 1.5 híbrido (a gasolina e eletricidade), traz no porta-malas duas motos elétricas dobráveis que se recarregam automaticamente quando estão no veículo.


Próximo Texto: Calor no Anhembi desqualifica mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.