São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999
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CARTAS

""Comprei uma picape Trekking, em novembro de 97, na revenda Tirreno. O carro apresenta forte cheiro de combustível, o motor demora para "esquentar" e o câmbio ficou "duro" após a revisão dos 20.000 km.
Os problemas foram confirmados pela revenda Breda. Contatei a montadora e fui orientado a procurar a autorizada Tirreno, que também não solucionou o caso."
Vanderlei Santos Nogueira (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat informou que o caso do cliente está sendo analisado.
O leitor disse à Folha que está insatisfeito com o atendimento quevem recebendo da concessionária, que não conseguiu resolver os problemas durante o período de garantia do carro.
""Tenho um Corsa Sedan Super e estou insatisfeito com o desempenho do carro. Gostaria de saber se é possível aumentar a potência desse modelo sem prejudicar a sua durabilidade e o seu consumo."
Fábio L. Approbato (Campinas, SP)

Resposta
O preparador de motores Gilberto Perrella sugere dois tipos de preparação. A primeira é o retrabalho do corpo de borboletas e o remapeamento do chip da injeção eletrônica. O custo é de R$ 800, o carro ganha 15% de potência, e o consumo permanece inalterado.
A segunda opção é a instalação de um kit turbo com 0,35 kg de pressão, com custo de R$ 2.200 e ganho de potência de 30%.
""Por falta de peças, meu Palio 98 ficou parado duas vezes. Na primeira, foi o revestimento de uma maçaneta. Na outra, durante revisão na revenda J.S. Marella, foi a falta da dobradiça de uma porta."
Ubiratã Índio da Mata Mello (Nova Granada, SP)

Resposta
A Fiat disse que a J.S. Marella fez os reparos no veículo em outubro.
O leitor confirmou a informação.
""Comprei um Palio EDX 1.0, 96/97. A partir dos 25.000 km, o carro começou a apresentar níveis baixos de óleo do motor.
Ao completar 29.500 km, ficou constatado um consumo de 2 litros/1.000 km rodados. A montadora não dá garantia de troca de motor porque o carro está com dois anos de uso."
Moacir J. da Silva (Joinville, SC)

Resposta
A Fiat disse que conversou com o cliente no dia 22 de janeiro e recebeu a informação de que ele havia providenciado o reparo no carro.
O leitor disse à Folha que consultou um mecânico e foi orientado a trocar uma peça que custa cerca de R$ 10. O problema foi solucionado.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido.



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