São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

Venda para a Ford pode encarecer carros da marca

do enviado especial

A venda da divisão de automóveis da Volvo para a Ford, no limite, pode ter como resultado o aumento do preço dos carros da montadora sueca no Brasil.
Hoje, os carros da marca chegam ao país com desconto no imposto alfandegário graças às exportações de caminhões da Volvo do Brasil. Com a separação mundial da área de automóveis, que fica com a Ford, da de caminhões, que continua sob controle sueco, o esquema pode se tornar inviável no país.
Além desse problema, o negócio não deve trazer grandes mudanças para o consumidor brasileiro, pelo menos a curto prazo. As duas empresas só vão se manifestar oficialmente após a formalização da venda pelos acionistas da Volvo, o que deve ocorrer em meados de março.
A expectativa do mercado, porém, é que pelo menos a curto prazo a Ford não interfira nos negócios do importador. A empresa já adotou essa postura em situações anteriores, como na compra da inglesa Jaguar e da japonesa Mazda.
Por causa da diferença entre a linha da Volvo, basicamente de alto luxo, e a da Ford, mais popular, os carros também não devem ser vendidos nas mesmas lojas. (AF)




Texto Anterior: Segurança: Volvo S80 corrige manobras na neve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.