São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009

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Cartas

Corsa sem freio
"Tenho um Corsa adquirido em julho de 2008, na Anhembi. O carro saiu com o ar-condicionado quebrado e logo depois parou definitivamente. Há três meses, notei que o freio não funcionava bem ao ligar o ar. Deixei o carro para a manutenção e soube que ele não era o único com esse problema. Trocaram o sistema e continuou sem freio quando ligo o ar."
Simone Braga (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "A revenda transmitiu à cliente os esclarecimentos cabíveis relativos ao seu veículo."

Réplica da leitora - "O engenheiro da GM disse que é uma característica do Corsa e não pode fazer nada. Vou pedir uma vistoria e colocar o caso na Justiça."

Motor fundido do C3
"Adquiri um C3 em janeiro de 2008. Com uma semana de uso, o catalisador foi trocado. Um mês depois, o anel de um dos pistões quebrou, e todos os pistões foram substituídos. Três meses após o conserto, o motor fundiu. No dia anterior, a luz do cinto de segurança, da bateria e do óleo estavam acesas. O C3 foi guinchado, e fui obrigada a pagar pelo reparo."
Caroline Vargas (Campinas, SP)

Resposta da Citroën - "A cliente abriu uma ação judicial contra a Citroën e a revenda Notre Dame. Sendo assim, o processo está em andamento, e nos manifestaremos em juízo."

Réplica da leitora - "Esta semana aconteceu a primeira audiência para uma tentativa de acordo. Eles têm 20 dias para dar uma resposta ao juiz. Quero o valor do carro corrigido e os gastos do conserto ou um C3 novo."

Fox pegou fogo
"Em janeiro deste ano, comprei um Fox na revenda Callis. Em fevereiro, o velocímetro e o hodômetro, que estavam oxidados, foram trocados. Em abril, vi o carro andando sozinho, mesmo com o freio de mão puxado e a marcha engatada. A Callis disse que houve um problema na lona do freio e que a peça seria trocada. No sábado, ao dar a partida pela manhã, ele fez um barulho e começou a pegar fogo."
Selene Coletti (Itatiba, SP)

Resposta da Volkswagen - "A fábrica está fazendo uma apuração com a Callis e tomará medidas para a solução do caso."

Réplica da leitora - "A fábrica não decidiu se vai trocar o carro ou consertá-lo mais uma vez."

Sandero parado
"Em julho de 2008, comprei um Sandero. O motor sofre constantemente infiltração de água, que se mistura ao óleo. A revenda ainda não conseguiu resolver o defeito, e continuo pagando as prestações do carro e andando de ônibus."
Janaina Souza Nascimento (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "A mangueira de ar quente danificou o motor. O veículo foi reparado e entregue em perfeito estado."

Pendência da Venice
"Procurava um carro automático para o meu pai e encontrei um Accord 1998, em bom estado, na Venice. Fiz a compra, e o gerente pediu um prazo de 60 dias para entregar os documentos transferidos. Depois do prazo combinado, exigi uma solução. Ao conversar com o advogado da empresa, soube que a Venice vendeu carros que não poderiam ser vendidos, pois estavam pendentes com o banco. Soube também que existem cerca de 70 pessoas com o mesmo problema, e ainda me pediram mais 30 dias de prazo."
Adriano de Almeida (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Venice informa que está tomando as providências para a regularização da documentação."

Réplica do leitor - "Ainda não tive resposta da Fiat."


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