São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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LANÇAMENTO

Novo compacto da Chevrolet já está à venda na internet e, a partir de amanhã, nas concessionárias da GM

Celta ganha duas portas e dez cavalos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Passados quase dois anos des- de o seu lançamento, em se- tembro de 2000, na fábrica de Gravataí (RS), o Chevrolet Celta recebe pela primeira vez uma revitalização mais significativa.
Com um motor de 70 cv (cavalos) -o anterior tinha apenas 60 cv-, uma versão de quatro portas e preço entre R$ 14.870 (duas portas) e R$ 15.990 (quatro portas), a tendência é o Celta ocupar o espaço do Corsa hatch, ainda equipado com propulsor antigo.
O Celta já pode ser adquirido pela internet (www.chevro let.com.br) -meio usado por cerca de 75% dos consumidores do modelo- e, a partir de amanhã, em toda a rede de concessionários da General Motors.
Durante o seu lançamento, na pista de testes da montadora, em Indaiatuba (102 km a noroeste de São Paulo), a Folha avaliou as mudanças do novo Celta.
Visualmente, há poucas alterações em relação à versão de três portas, mas o mesmo não se pode dizer da motorização. Os 10 cv fazem diferença, garantindo partidas vigorosas e retomadas de velocidade mais rápidas.
Essa alteração possibilitou uma sensível melhora no desempenho. De acordo com a montadora, na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o novo Celta (duas portas) leva 13 segundos, e o de quatro portas precisa de 13,5s. A versão antiga gasta 15,5s.

Economia
De acordo com a GM, o novo motor, chamado de VHC, proporciona um ganho de potência em torno de 17%, aumentando o torque (força) de 8,3 kgfm para 8,77 kgfm, além de uma economia de combustível de 5% a 6% no trânsito urbano, numa comparação com a versão 2002.
O VHC é o mesmo motor que, com um cavalo a mais, equipa o novo Corsa. A justificativa da montadora para a perda no Celta é uma diferença no dimensionamento do sistema de admissão (duto do filtro de ar).
Outra mudança interessante foi o novo escalonamento da transmissão do Celta. A relação das três primeiras marchas ficou mais reduzida, enquanto as duas últimas foram mantidas longas, como ocorre na versão anterior.

Por dentro
No interior, o painel mantém a cor preta, mas ganhou novo grafismo e iluminação especial noturna. Os puxadores internos foram modificados, baseados nas linhas do Astra e do Vectra.
A GM diz que, em 2001, foram vendidas 91.174 unidades do Celta, enquanto os concorrentes Gol Special e Palio comercializaram, respectivamente, 90.912 e 48.669. De setembro de 2000 a abril de 2002, essa soma foi de 147.070.
O presidente da montadora no Brasil, Walter Wieland, revela que o desenvolvimento do novo modelo do Celta não fez parte de nenhuma estratégia de mercado. "A versão quatro portas já fazia parte do projeto original do modelo."
O executivo descarta por enquanto a possibilidade de a GM produzir uma versão sedã do Celta. (ALADIM LOPES GONÇALVES)


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