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São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

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CARTAS

Consumo do Fiesta
""Adquiri o novo Fiesta em setembro do ano passado. Em um período de seis meses, deixei o carro por quatro vezes na revenda, devido ao consumo elevado de combustível: 8 km/l. A montadora solicitou que eu procurasse um consultor técnico. Tentei agendar com a Sonnervig Sul, mas já faz três meses que estou esperando."
Fabiana Boscolo dos Santos
(São Paulo, SP)

Resposta - A Ford diz que o caso foi resolvido pela Sonnervig.

Réplica - A leitora afirma que a Sonnervig fez testes e trocou várias peças, mas que o Fiesta está com consumo de 9 km/l.

Vectra com defeito no freio
""Tenho um Vectra CD ano 97, que, em novembro de 2001, apresentou defeito na central do ABS. Três mecânicos consultados foram unânimes em recomendar a troca da peça, já que ela é blindada e não tem reparo. Como a peça é cara (R$ 4.500), liguei para a GM e perguntei sobre o defeito e se havia alguma garantia. A reposta foi que não tinham registro de defeitos e que a garantia era de três meses. Meu mecânico levou o carro à Itororó para uma avaliação. Para seu espanto, o consultor nunca havia visto esse tipo de defeito. Depois de mais reclamações, a GM solicitou que eu retornasse com o carro à Itororó e alegou que estava fazendo uma cortesia em avaliar o problema e que nada poderia fazer, porque a garantia da peça estava vencida."
Rubens Watanabe (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors diz que o veículo foi vistoriado por um engenheiro, que constatou que o leitor não possuía as revisões previstas no manual do proprietário. Quanto ao sistema de freios, a montadora afirma que é determinada a substituição do fluido de freio a cada dois anos ou aos 30.000 quilômetros. Segundo a GM, por estar o veículo há mais de três anos com a garantia expirada, não há como autorizar o serviço.

Réplica - O leitor diz que se sente menosprezado e que não aceita os argumentos da montadora.

Ruído na suspensão do Palio
""Pela sétima vez, em 19 meses, meu Palio ELX 2001, com 22 mil quilômetros, foi para a oficina da Itavema. Já trocaram o coxim do câmbio e não conseguiram sanar o barulho na suspensão. O consultor da revenda disse que era necessário trocar o tubo primário do escapamento, que não é coberto pela garantia estendida. Levei o carro a uma oficina independente. O mecânico notou borrachas danificadas e desvio na barra estabilizadora."
André Livovski (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, o cliente confirma que o problema foi resolvido na concessionária.

Fiesta sem revisão
""Em fevereiro deste ano, adquiri um Fiesta Supercharger na autorizada Carrera. Entregaram-me o carro sem revisão, o que foi constatado na revenda Caoa, que arrumou alguns detalhes, mas não todos. O seletor do ar-condicionado está danificado."
Marcelo Rocha Leal (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford solicita que o cliente entre em contato com seu serviço e informe qual filial da Caoa é responsável pelo caso.


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