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São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

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Carros como Scénic recebem mudanças na Europa que não estarão disponíveis para mercado interno

Novidades envelhecem modelos vendidos no Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Não estranhe se, ao desembarcar em Londres, Paris ou Frankfurt, você reconhecer alguns automóveis apenas pelo nome. Além de Opel Astra e Volkswagen Golf, outros modelos apresentados no Salão de Frankfurt deixam os brasileiros atrás dos europeus. Pelo menos até o primeiro trimestre de 2004, quando chega o Volvo S40.
"É um carro totalmente novo", resume Anders Norinder, diretor-executivo da Volvo Automóveis. "É muito revolucionário para o cliente Volvo." O S40 ficou mais curto (4,47 m), mas está mais largo e alto. Na traseira, ganhou traços dos irmãos S60 e S80.
A carroceria usa quatro tipos de aço para proporcionar mais segurança em batidas. Por dentro, os controles do painel central têm desenho ergonômico e funcional. O sedã deve ficar de 10% a 15% mais caro -hoje seu preço é de R$ 115.350. A motorização importada será a T5, de 220 cv.
A perua S40, atualmente o Volvo mais vendido no Brasil, muda ainda neste ano na Europa e passará a se chamar V50. Chega ao Brasil no segundo semestre.
Já a Land Rover anuncia, desde o Salão de São Paulo, em outubro de 2002, a comercialização do utilitário Freelander. Agora que realmente ele será vendido, Frankfurt conhece sua nova geração. "Nova cara, novo interior, muito mais premium", diz Matthew Rover, diretor da marca.

Martin, Aston Martin
Junto com Volvo e Land Rover, Jaguar e Aston Martin fazem parte do Premier Automotive Group, a divisão das marcas de luxo da Ford. E as duas inglesas também trouxeram novidades. No estande da Jaguar, o destaque é a X-Type Estate, primeira perua da marca e que não será vendida no Brasil.
Famosa por ser integrante dos filmes de James Bond, a Aston Martin revelou o DB9. Feito em alumínio, é equipado com motor 6.0 V12 e inaugura a fábrica de Gaydon (Inglaterra). Ele substitui o DB7, o Aston Martin de maior sucesso na história.
Um brasileiro e um europeu que entrarem em uma revenda Renault podem até comprar carros com o mesmo nome, mas bem diferentes um do outro.
É o que acontece com a Scénic, que acaba de ganhar bancos adicionais para abrigar sete pessoas. A montadora diz que a maioria da clientela irá optar pela Scénic normal, mas quer oferecer carros para todos -em outras palavras, não quer deixar o mercado apenas para a Opel Zafira.
Quem também muda no velho continente são os Alfa Romeo 156 e 166. A principal mudança, nos dois casos, aparece na dianteira: inspirada nos carros do passado, a grade é bem maior e ultrapassa o pára-choque.
Ao lado deles, brilha no espaço da fábrica italiana o GT. Derivado do 156, esse cupê pretende aliar esportividade a conforto e elegância -destaque para a capacidade de carga e o espaço traseiro, em geral mínimos em veículos com essa configuração.
Os Subaru Legacy (sedã e perua) e Outback também passaram pelo bisturi. A quarta geração quer ser mais emocional e inteligente. Para tanto, busca oferecer prazer ao dirigir em baixas velocidades e desempenho com baixo consumo de combustível, graças à carroceria mais leve.
Se não bastasse o novo Opel Vectra, os europeus passam a ter como opção sua perua. Destaque, obviamente, para o porta-malas.
Além de levar até 1.850 litros com os bancos traseiros rebatidos, conta com o FlexOrganizer para racionalizar o transporte de pequenos objetos. Há dois trilhos paralelos que correm por todo o compartimento e aos quais são afixados ganchos e divisores.

Europeus "enganados"
Mas quem disse que só os brasileiros são "enganados"? Enquanto não lança o 407, a Peugeot leva a Frankfurt o "face-lift" do 406. A montadora afirma que é uma interpretação de como serão os sedãs médio-grandes no futuro.
Querendo transmitir dinamismo e elegância, o 407 Elixir tem uma traseira ampla, com janelas que "abraçam" o veículo -é exatamente na traseira em que estão os sinais de que se trata de um exercício de design. Há nove airbags, um deles para os joelhos do motorista. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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