UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

FÉRIAS

Fábricas, entidades e seguradoras endossam oficinas mecânicas no litoral de SP

Roteiro mostra onde há conserto à beira-mar

MARCELO PIZANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Enterrar o guarda-sol na areia sabendo que o carro está quebrado na garagem do apartamento alugado tira parte da graça do passeio. Para deixar as possíveis soluções a uma ligação de distância, a Folha levantou serviços mecânicos disponíveis nas principais cidades do litoral paulista.
A relação tem por base informações vindas de entidades como Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e ASE (Excelência no Serviço Automotivo, em inglês), das montadoras, das seguradoras, de fornecedores de autopeças e de visitas que a reportagem fez às cidades.
Segundo a Polícia Rodoviária, mais de 1 milhão de automóveis devem deixar a cidade de São Paulo rumo ao litoral durante as férias de verão. Para evitar que parte deles seja obrigada a usar um dos telefones do quadro ao lado, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e a polícia dão algumas dicas.
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma revisão em um estabelecimento de confiança. No dia de começar a descer a serra, é recomendável calibrar os pneus e checar se o veículo tem água no radiador e óleo no cárter. Os pneus não devem estar com menos de dois milímetros de sulco.
Por fim, há as recomendações que esticam, além da integridade do carro, a vida de seus ocupantes. Não se deve ingerir bebidas alcoólicas, e as pausas para descanso são obrigatórias. Pare em locais seguros (postos de gasolina, lojas de conveniência) por dez minutos a cada duas horas.


Próximo Texto: Minivan: Scénic faz força para engatar novidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.