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São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

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CARTAS


Insatisfação com a Scénic
"Minha Scénic RXE tem 1.500 quilômetros e já precisou ser guinchada à revenda France Automobile duas vezes com pane. Em seguida, o câmbio encavalou, e os vidros elétricos não funcionavam. A tampa de proteção do tanque não abria, e um frentista precisou usar chave de fenda para destravá-la. A fábrica diz que o carro não está na garantia."
Lorival Pires (Ribeirão Preto, SP)

Resposta - A Renault afirma que contatou a concessionária e soube que ela havia mobilizado recursos para oferecer ao cliente uma solução dentro dos padrões de qualidade da marca. A montadora comentou ainda que o cliente está ciente do atendimento de sua manifestação.

Alarme do Clio quebrado
"Tenho um Clio Yahoo! 2002, adquirido na agência Nova Rio Preto, onde foi instalado um alarme e um aparelho de som. Meu carro foi furtado, em meados de agosto, e quebraram o vidro traseiro para entrar. Porém o alarme não disparou. Levei o carro à perícia e à revenda da Renault, que constatou que o alarme estava com defeito. O vidro foi trocado sem custos, e ficaram de checar com a fábrica a reposição do conjunto de som, mas a resposta foi negativa."
Genesio Carlos Werle (São José do Rio Preto, SP)

Resposta - Segundo a Renault, não há registro de defeito no sistema instalado no veículo do cliente. A montadora disse que, devido ao inconveniente sofrido, o SAC Renault mobilizou os envolvidos no caso, para dar ao cliente um retorno dentro dos padrões da montadora.

Porta-malas do Corsa
"Tenho um Corsa Sedan 1.8, adquirido em maio na concessionária André Ribeiro. Depois de ter rodado 413 quilômetros, o porta-malas do carro não abria. Retornei à revenda e, após quatro horas de espera, chegaram à conclusão de que teriam de estourar a trava traseira para ter acesso ao compartimento, devido a um defeito na fechadura. Imagine se eu estivesse em um local afastado, o pneu furasse, e o porta-malas não abrisse."
Renato Tutty (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors afirma que o veículo foi reparado em junho, e, depois dessa ocasião, o cliente não fez mais contatos com a concessionária ou com o atendimento da fábrica. Segundo a GM, o cliente insiste em dizer que foi um erro no projeto, mas essa é uma informação descabida.

Fiesta sem chave
"Gostaria de parabenizar o leitor Luiz Aldo Cordeiro Leite Filho, que fez referência à falta de chave na tampa de combustível do Fiesta Street e que está recorrendo à Justiça por seus direitos. O descaso da Ford é afrontoso. O fato de impedir a retirada de combustível e a entrada de ar no reservatório é suficiente? Talvez a pergunta seja se isso impede a entrada de objetos caso atos de vandalismo, comuns em todo lugar, sejam praticados?"
Robson Kavalli (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford insiste em responder que o bocal do Fiesta é seguro, impedindo a entrada de ar no reservatório e a retirada de combustível. Diz também que o cliente pode trocar o bocal por outro com chave em qualquer concessionária da marca.

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