São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste Folha-Mauá

Austríaco, X3 custa dois SW4 e acelera como X5

BMW é seguro, espaçoso e equipado como um legítimo alemão; há até TV para a novela

DA REPORTAGEM LOCAL

O BMW X3 é o tipo de carro que levanta a questão: por que pagariam R$ 287,5 mil por ele? Seu preço é equivalente a quase dois Toyota Hilux SW4 e, só de longe, lembra seu "irmão" maior, o X5, de R$ 350 mil.
Os 42 compradores do X3 em 2007 sabiam exatamente o que estavam fazendo. Não é à toa que, até junho, ele vendeu 19 unidades a mais que o X5.
O "3", chamado pela BMW de SAV (em inglês, veículo de atividade esportiva), talvez entregue a melhor relação entre desempenho, agilidade, tamanho e prazer ao dirigir.
Na pista, seu comportamento está mais próximo ao de uma 325i Touring do que ao de um X5. Não há rolagens de carroceria ou mesmo saídas de frente, comuns a utilitários esportivos.
A suspensão firme, porém, cobra seu preço. Os passeios em estradas de terra não são dos mais agradáveis. No banco de trás, todos sofrem com pulos e seguidas cabeçadas no teto elétrico de vidro escamoteável.
Já no asfalto, é possível viajar a 120 km/h sem que se tenha percepção de seu peso (1.815 kg) e de sua altura (1,67 m).
O interior também é tipicamente BMW: esportivo e funcional ao mesmo tempo. Lá, os bancos de couro com regulagem elétrica seguram o corpo em curvas. Até há uma extensão para as pernas, à la Volkswagen Passat Pointer (1988).
Falta, porém, uma regulagem lombar para os bancos e um ar-condicionado -que é digital- com regulagem individual, detalhes presentes no X5.

"Paraíso Tropical"
Mais um pouco de BMW aparece na eletrônica. Além do freio ABS (antitravamento), há ESP (controle de estabilidade), sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, faróis de xenônio e luz que se acende em curvas.
Sob o capô, o motor 3.0 de 272 cavalos não chega a ser singular. Mas o som dos seis cilindros em linha relembram os clássicos da marca de Munique.
Se ainda paira dúvida sobre a compra do X3, ligue a TV camuflada no console central e -goste ou não- assista a Tony Ramos e Glória Pires em ação.
Em pleno trânsito, quando os passageiros clamarem por relances da novela das oito -por lei, a imagem só pode aparecer com o carro parado- você vai entender o X3. E, muito a contragosto, sua sogra há de agradecê-lo. (FABIANO SEVERO)


O carro foi cedido para teste pela montadora

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA


www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Sete motos grandes vêm até dezembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.