|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Teste Folha-Mauá
Austríaco, X3 custa dois SW4 e acelera como X5
BMW é seguro, espaçoso e equipado como um legítimo alemão; há até TV para a novela
DA REPORTAGEM LOCAL
O BMW X3 é o tipo de carro
que levanta a questão: por que
pagariam R$ 287,5 mil por ele?
Seu preço é equivalente a quase
dois Toyota Hilux SW4 e, só de
longe, lembra seu "irmão"
maior, o X5, de R$ 350 mil.
Os 42 compradores do X3 em
2007 sabiam exatamente o que
estavam fazendo. Não é à toa
que, até junho, ele vendeu 19
unidades a mais que o X5.
O "3", chamado pela BMW de
SAV (em inglês, veículo de atividade esportiva), talvez entregue a melhor relação entre desempenho, agilidade, tamanho
e prazer ao dirigir.
Na pista, seu comportamento está mais próximo ao de uma
325i Touring do que ao de um
X5. Não há rolagens de carroceria ou mesmo saídas de frente,
comuns a utilitários esportivos.
A suspensão firme, porém,
cobra seu preço. Os passeios
em estradas de terra não são
dos mais agradáveis. No banco
de trás, todos sofrem com pulos
e seguidas cabeçadas no teto
elétrico de vidro escamoteável.
Já no asfalto, é possível viajar
a 120 km/h sem que se tenha
percepção de seu peso (1.815
kg) e de sua altura (1,67 m).
O interior também é tipicamente BMW: esportivo e funcional ao mesmo tempo. Lá, os
bancos de couro com regulagem elétrica seguram o corpo
em curvas. Até há uma extensão para as pernas, à la Volkswagen Passat Pointer (1988).
Falta, porém, uma regulagem
lombar para os bancos e um ar-condicionado -que é digital-
com regulagem individual, detalhes presentes no X5.
"Paraíso Tropical"
Mais um pouco de BMW aparece na eletrônica. Além do
freio ABS (antitravamento), há
ESP (controle de estabilidade),
sensor de obstáculos dianteiro
e traseiro, faróis de xenônio e
luz que se acende em curvas.
Sob o capô, o motor 3.0 de
272 cavalos não chega a ser singular. Mas o som dos seis cilindros em linha relembram os
clássicos da marca de Munique.
Se ainda paira dúvida sobre a
compra do X3, ligue a TV camuflada no console central e
-goste ou não- assista a Tony
Ramos e Glória Pires em ação.
Em pleno trânsito, quando os
passageiros clamarem por relances da novela das oito -por
lei, a imagem só pode aparecer
com o carro parado- você vai
entender o X3. E, muito a contragosto, sua sogra há de agradecê-lo.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Sete motos grandes vêm até dezembro Índice
|