São Paulo, domingo, 16 de junho de 2002

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RENOVAÇÃO

Carro da Chevrolet tem agora propulsor a diesel com 132 cavalos

Novo motor amplia "fúria" da picape S10 Executive

FREE-LANCE PARA A FOLHA


Graças ao seu poder de aceleração, o destaque da nova picape Chevrolet S10 Executive cabine dupla (topo de linha) no teste Folha-Mauá foi o desempenho. Ela gastou 11,3 segundos na retomada de velocidade de 80 a 100 km (veja quadro). Uma de suas principais concorrentes, a Toyota Hilux 3.0 turbodiesel, necessitou de 14,5s.
Contando com motor 2.8 turbodiesel, a S10 Executive ficou mais robusta que a versão anterior com propulsor 2.4 a gasolina. De fato, com a potência de 132 cv (cavalos) a 3.600 rpm e torque (força) de 34 kgfm a 1.800 rpm, o veículo virou um verdadeiro "canhão". A velocidade final, segundo a fábrica, chega a 171 km/h.
Mas nem tudo são flores. A picape precisou de 13,33 segundos para atingir os 100 km/h. A Ford Ranger 2.3 a gasolina é um pouco mais rápida: demora 12,48s.
No quesito frenagem, a picape se mostrou mediana, já que, para realizar uma parada a 80 km/h, precisou de 45,5 metros. Como as respostas ao acionar o pedal do freio não eram imediatas, para realizar freadas mais seguras e "firmes", foi necessário usar e abusar do freio-motor.
Durante a medição, a S10 Executive mostrou ainda um nível de ruído de 69 decibéis a 100 km/h. Marca bastante positiva para uma picape a diesel, já que esse tipo de motor geralmente é mais ruidoso.
A vocação de veículo fora-de-estrada da S10 Executive é evidente, devido ao porte robusto e à tração nas quatro rodas. No entanto, a picape também leva jeito para rodar sem problemas na cidade.

Preço
O espaço interno é suficiente para oferecer conforto aos passageiros dos bancos da frente e de trás, um aspecto raro em picapes de porte médio.
Entre os itens de série estão direção hidráulica, ar-condicionado, bancos com revestimento em couro, regulagem do banco do motorista, volante revestido em couro, console no teto com luzes de leitura, bússola, porta-copos e vários porta-objetos.
Os únicos opcionais disponíveis para a S10 Executive são toca-CDs e pintura metálica ou perolizada. O preço da versão renovada, com pintura sólida, fica em R$ 76.124.
De acordo com a General Motors, a mudança de motor da S10 Executive de gasolina para diesel faz parte de uma estratégia para responder ao apelo do consumidor. Os modelos a diesel representam hoje 80% do mercado de picapes compactas no país.
(ALADIM LOPES GONÇALVES)


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