São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Compactos apelam para retoques importados

Para mudar, Palio, Polo e Punto copiarão visual de estrangeiros

Mercado aquecido anima Ford a trazer a nova Ranger, lançada há duas semanas no salão da Tailândia

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Para o setor, 2011 vai ficar marcado como o ano dos sedãs médios. Quase todos os modelos do segmento foram atualizados. Faltam ainda a nona geração do Honda Civic e o Chevrolet Cruze, que chegam no próximo semestre.
A novidade mais aguardada, porém, é o novo Palio, forte candidato ao posto de veículo mais vendido do país.
O carro da Fiat, que aponta nas lojas em outubro, aproveita a plataforma barata do Uno para ganhar status com um interior caprichado.
Quem já viu protótipos do futuro modelo diz que ele ficou parecido com o Punto Evo italiano em escala menor.
Aliás, o visual "high tech" de versões europeias do Punto, com faróis de máscara cinza e molduras nos para-choques, também chegará por aqui a partir do meio do ano, assim como o primeiro "crossover" da marca.
Mas o Freemont, na verdade, é um Dodge Journey com logotipo da Fiat e motor mais manso (175 cv). As duas empresas agora são parceiras e partilham produtos. A previsão é que o Freemont chegue do México por R$ 70 mil.
Na Ford, a equipe de engenheiros trabalha para acelerar a nacionalização da nova picape Ranger, lançada na Tailândia há duas semanas.
Já a versão hatch do New Fiesta (mexicano) está nas mãos do marketing para, enfim, ser apresentado.
Feita aqui, só a segunda geração do EcoSport, esperada para o próximo ano. Além de desenho inédito, ela terá plataforma, cabine e motor (Sigma) do New Fiesta.
O diferencial do utilitário será o farol com LEDs na luz diurna. Isso mostra a intenção da Ford de sofisticar (e encarecer) o produto.

NA BOCA DO FORNO
Quem promete reestilização sem mudança de preço é a Volkswagen, que defende a liderança do mercado ""em março, quando acumulou 140.885 veículos, a vantagem em relação à Fiat caiu para apenas 5.445 unidades.
Também por isso a VW decidiu copiar a fórmula econômica que a filial sul-africana encontrou para inovar o Polo sem promovê-lo à mesma geração do modelo europeu. O hatch e o sedã ganham, em maio, novos para-choques, grade e volante.
As montadoras pequenas também prometem novidades. Na boca do forno estão a versão urbana do Citroën Aircross, o C3 Picasso, além dos reestilizados Renault Sandero e Toyota Hilux.
Já a importação do "popular" da Nissan, o March, atrasou e o carro (R$ 28 mil) deve chegar a partir de setembro.


Próximo Texto: Cidade dos segredos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.