São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

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Inspeção técnica deve sair em até um ano

Além da vistoria ambiental, Controlar vai checar estado da suspensão e dos pneus

DE SÃO PAULO

O setor de autopeças aposta na implantação da segunda fase do programa de inspeção veicular em São Paulo. Mais abrangente, ele incluirá a verificação de itens de segurança, como pneus, suspensão e freios ""hoje, os carros usados só passam por testes de ruído e emissões.
A previsão é que a inspeção técnica seja incorporada à ambiental na capital paulista até o fim de 2012, quando finda o mandato do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que trata o programa como uma vitrine de seu governo.
A inspeção técnica, aliás, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997 e, apesar de ainda estar em discussão no Congresso, apareceu como destaque na maior feira de autopeças e equipamentos para mecânicos, a Automec, que terminou ontem, no Anhembi.
Empresas exibiram aparelhos com esteiras, que atestam a frenagem, o alinhamento das rodas e a ação dos amortecedores.
"Essas medições podem ser feitas em três minutos e meio", garante Rodrigo Iglesias, da Bosch.
Mas, por custarem três vezes mais que os medidores de gases, a expectativa é que o serviço de pré-inspeção em mecânicas e a inspeção anual obrigatória (R$ 61,98) fiquem mais caras.
Para Antônio Bento, coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva, mesmo que o valor dobre para US$ 80 (R$ 130), que é a média mundial, haverá "economia".
"Países que implantaram a inspeção técnica reduziram em 30% os acidentes. O motorista verá que ela promove a cultura da manutenção preventiva, que custa um terço da corretiva", argumenta.
Desde 2000, no Rio, além da inspeção ambiental, há uma checagem visual de itens como pneus, setas e faróis.

FUMAÇA PRETA
A Controlar, empresa que realiza as medições em São Paulo, enfrenta denúncias de irregularidades, enquanto fabricantes de veículos pedem a revisão dos índices de emissões ""há casos, como no Fit, em que o limite exigido na inspeção é menor do que o estabelecido pelo governo na homologação do veículo. (FN)


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