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peças & acessórios
Mais Segurança
A estudante Patrícia Fleury
instalou sensores na sua
Volkswagen Passat Variant; "Acho fantástico. Além de
proteger o pedestre, ainda
facilita na hora de estacionar"
Sensor junta conforto e segurança
Equipamento "enxerga" obstáculos traseiros, facilitando manobras e evitando acidentes
DA REPORTAGEM LOCAL
Para qualquer motorista em
início de carreira, o teste de baliza é o maior dos desafios. Sensores de obstáculos instalados
no pára-choque traseiro, porém, podem livrar aprendizes e
até motoristas experientes de
acidentes ao volante.
Tão úteis para a segurança
quanto para o conforto em manobras, os sensores -que podem ter dois ou quatro pontos- custam de R$ 300 a
R$ 1.190 no mercado paralelo.
Algumas montadoras também
os oferecem. Quem compra um
Fiat Siena 1.0, por exemplo, pode tê-los por R$ 917.
A diferença no número de
sensores, claro, é em relação à
área coberta. Com dois, o carro
"sente" apenas os obstáculos
na linha da placa traseira. Com
quatro, parte do pára-lamas
também é "observada".
A forma de funcionamento
de ambos, no entanto, é a mesma. Um módulo eletrônico recebe a informação dos sensores
e a envia para o sinalizador sonoro. Instalado perto da coluna
traseira, avisa, por meio de apitos intermitentes, que obstáculos estão entre 10 cm e 2 m de
distância. O barulho aumenta de
intensidade de acordo com a
proximidade do obstáculo.
Eternidade
Contínuos também serão os
furos no pára-choque. Para instalar o equipamento, Paulo
Axel Dalgas, diretor técnico da
Dalgas Precision Equipment,
explica que é preciso perfurar o
plástico para acomodar os sensores, que são ligados ao fio terra da marcha a ré. Se o cliente
quiser retirar o equipamento,
terá de repintar o pára-choque.
A instalação, segundo Dalgas,
pode ser feita em qualquer carro, mas os donos de sedãs, picapes e utilitários esportivos são
os que mais se interessam. "O
sensor de obstáculos é como o
piloto automático [controlador
de velocidade]: depois que o
motorista se acostuma, não fica
sem, ainda mais quando há problema de visibilidade traseira."
Kelly Salfatis, vice-presidente da DNI Condutores Elétricos, lembra que, além do conforto, o sensor é muito útil na
prevenção de acidentes. Segundo uma pesquisa da ONG americana Kids and Cars (Crianças
e Carros), que analisa acidentes
de carro com pessoas de até 15
anos fora das ruas, 49% das
mortes em todo o mundo, entre
2000 e 2005, foram causadas
por atropelamento traseiro.
Onde Encontrar
Dalgas: 0/xx/11/3064-3100
DNI: 0/xx/11/3933-8888
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