São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

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peças & acessórios

Mais Segurança
A estudante Patrícia Fleury instalou sensores na sua Volkswagen Passat Variant; "Acho fantástico. Além de proteger o pedestre, ainda facilita na hora de estacionar"

Sensor junta conforto e segurança

Equipamento "enxerga" obstáculos traseiros, facilitando manobras e evitando acidentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Para qualquer motorista em início de carreira, o teste de baliza é o maior dos desafios. Sensores de obstáculos instalados no pára-choque traseiro, porém, podem livrar aprendizes e até motoristas experientes de acidentes ao volante.
Tão úteis para a segurança quanto para o conforto em manobras, os sensores -que podem ter dois ou quatro pontos- custam de R$ 300 a R$ 1.190 no mercado paralelo. Algumas montadoras também os oferecem. Quem compra um Fiat Siena 1.0, por exemplo, pode tê-los por R$ 917.
A diferença no número de sensores, claro, é em relação à área coberta. Com dois, o carro "sente" apenas os obstáculos na linha da placa traseira. Com quatro, parte do pára-lamas também é "observada".
A forma de funcionamento de ambos, no entanto, é a mesma. Um módulo eletrônico recebe a informação dos sensores e a envia para o sinalizador sonoro. Instalado perto da coluna traseira, avisa, por meio de apitos intermitentes, que obstáculos estão entre 10 cm e 2 m de distância. O barulho aumenta de intensidade de acordo com a proximidade do obstáculo.

Eternidade
Contínuos também serão os furos no pára-choque. Para instalar o equipamento, Paulo Axel Dalgas, diretor técnico da Dalgas Precision Equipment, explica que é preciso perfurar o plástico para acomodar os sensores, que são ligados ao fio terra da marcha a ré. Se o cliente quiser retirar o equipamento, terá de repintar o pára-choque.
A instalação, segundo Dalgas, pode ser feita em qualquer carro, mas os donos de sedãs, picapes e utilitários esportivos são os que mais se interessam. "O sensor de obstáculos é como o piloto automático [controlador de velocidade]: depois que o motorista se acostuma, não fica sem, ainda mais quando há problema de visibilidade traseira."
Kelly Salfatis, vice-presidente da DNI Condutores Elétricos, lembra que, além do conforto, o sensor é muito útil na prevenção de acidentes. Segundo uma pesquisa da ONG americana Kids and Cars (Crianças e Carros), que analisa acidentes de carro com pessoas de até 15 anos fora das ruas, 49% das mortes em todo o mundo, entre 2000 e 2005, foram causadas por atropelamento traseiro.

Onde Encontrar
Dalgas: 0/xx/11/3064-3100
DNI: 0/xx/11/3933-8888

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