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Campos perde brilho nesta temporada
Marcas que sempre estiveram em julho na cidade, como a Audi e a Fiat, desistem da ação de marketing
DA REDAÇÃO
Todo ano as montadoras vão
a Campos do Jordão de olho
nos ricos clientes que passam a
temporada lá. Em 2006, as coisas serão diferentes. Marcas
que sempre subiram a serra,
como a Audi, não estarão lá.
Mas as montadoras asiáticas
mantêm a estratégia.
Já confirmaram presença as
japonesas Honda, Subaru e Toyota e as coreanas Hyundai e
Kia, além da inglesa Land Rover. O aspecto de "salão do automóvel" será encarnado pelos
Hyundai Azera e Santa Fe e pelo Picanto, pela Carnival e pelo
Magentis, todos da Kia.
A Folha apurou que a razão
da debanda é que os estandes
atraem muitos curiosos, mas os
negócios fechados são poucos.
O cliente que tem dinheiro -a
Secretaria Municipal de Turismo estima que 55% dos turistas sejam da classe A- e quer
comprar um carro não precisa
vê-lo na cidade, mas vai diretamente a uma revenda.
Luiz Tambor, gerente da
Land Rover, aponta outros dois
problemas. "A cidade não tem
estrutura, há muita gente. O
trânsito pára, e não há como fazer test-drive, o que é fundamental." Ele também diz que é
muito caro montar uma estrutura lá, por isso a Land Rover
irá dividir o espaço com uma
operadora de cartão de crédito,
onde também venderá itens
como camisetas e chaveiros.
Para José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, a fábrica estará na estância
turística para reforçar seu novo
posicionamento. "O foco agora
são veículos de passeio, utilitários esportivos e comerciais leves. O perfil do público jovem
que vai a Campos reflete muito
a imagem da marca." Mas o
"garotão" não é visto com bons
olhos por todas as fábricas.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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