São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

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Cartas

Estepe de Palio é furtado

"Gostaria de saber como uma montadora com o tamanho da Fiat não se preocupa com um componente tão frágil como é o ganchinho que tem a função de suporte do estepe da Palio Weekend. Isso parece feito de propósito, para causar prejuízo ao proprietário. Hoje, para não ter o pneu furtado novamente, preciso ocupar meu porta-malas com o estepe."
Marcelo Pires Serra (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A fixação do estepe na Palio Weekend atende plenamente a seu apelo funcional, oferecendo a resistência e a segurança previstas no projeto do veículo. Não podemos nos responsabilizar por danos oriundos de vandalismo, que destroem o sistema com a violação do mecanismo de trava."

Réplica do leitor - "Como é um problema recorrente, a montadora tem o dever de mudar o projeto para evitar essa dor de cabeça para seus clientes."

Dívida da Peugeot
"Desde 16 de outubro, tento quitar o financiamento de um 206 com a Peugeot. Quando comprei o carro, um ano atrás, fui informado de que, quando tivesse a intenção de quitar antecipadamente algumas parcelas, teria o abatimento conforme a taxa de juros na época. Agora que fui antecipar o pagamento de algumas delas, fiquei espantado com o fato de não existir abatimento, e a justificativa foi que consta no contrato. Gostaria de saber se fui enganado na época ou se estou sendo roubado agora."
Renato César Pinto (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "A Peugeot não exerce nenhuma ingerência sobre as negociações feitas com as revendas autorizadas e/ou bancos, tendo em vista a legislação. O Banco PSA manteve contato telefônico com o cliente para esclarecer as condições da taxa mencionada."

Réplica do leitor - "A Peugeot me autorizou a fazer o pagamento das parcelas com desconto."

Dívida da Ford
"Quando comprei um Fiesta zero-quilômetro na Highway, foi acertado que pagaria 36 parcelas de R$ 390. No entanto o boleto que chegou na minha casa era no valor de R$ 455. O gerente me informou que, para que houvesse o fechamento do negócio, o vendedor havia me concedido um desconto de R$ 2.435, mas que se tratava de um desconto indevido. Ele se limitou a dizer que não poderia me ajudar e que, se eu fizesse questão do desconto, deveria procurar o Procon."
César Augusto Ferreira Neto (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "As condições de financiamento foram devidamente esclarecidas. O valor das parcelas somam o total do veículo, não havendo nenhuma divergência nos valores."

Réplica do leitor - "Tenho toda a documentação que comprova a operação e já fiz queixa no Procon. Quero devolver o veículo à revenda ou quero que eles cumpram o que me prometeram."

Diagnóstico errado
"Foi preciso fazer retífica no cabeçote da minha Picasso quando ela tinha apenas 17 mil quilômetros. Isso ocorreu em novembro de 2006, e a revenda Rivoli trocou uma série de itens, incluindo o óleo e o filtro. Após ter rodado 7.000 quilômetros, o carro apresentou um novo problema no motor. Dessa vez, fui à Etoile, que detectou filtros e óleo não-originais, que provavelmente teriam ocasionado todo o problema. Além disso, detectei que o ar-condicionado voltou da Etoile quebrado. Deixei o carro para diagnóstico e me deram um orçamento de R$ 1.700 para consertar o compressor. Achei muito caro e não realizei o conserto na época. Já na Rivoli, o orçamento foi de R$ 900, sendo que o defeito era outro."
Ernesto Hayashuda Filho (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "O veículo entrou na oficina da Rivoli com reclamação de luz da injeção acesa e ar-condicionado que não gelava. Durante o diagnóstico mecânico, constatou-se que o motor estava quase sem óleo e apresentava vazamento. Durante a desmontagem, verificou-se que o filtro não era original, e sim da marca Fram. O cliente informou que a última troca de óleo havia sido feita na Etoile, mas não é possível que uma concessionária Citroën venda filtros de outras marcas. Quanto ao ar-condicionado, o orçamento de R$ 1.700 era referente à troca do evaporador, e não do compressor, como mencionado. Após a desmontagem do sistema, porém, constatou-se que seria necessária somente a troca das vedações, e o valor do reparo ficou menor. Não houve má-fé em nenhum dos atendimentos realizados."

Desgaste do Fit
"Na edição de 28 de outubro, li uma carta reclamando sobre o desgaste precoce na embreagem do Honda Fit. Atesto que, com o meu Fit, aconteceu a mesma coisa. Levei meu carro à Daitan, ainda na garantia, mas, como havia atrasado uma das revisões, ela não aceitou realizar o serviço. Forneceu-me um orçamento absurdo, mesmo sem saber do que se tratava, pois era preciso abrir o câmbio. Levei o veículo a uma oficina especializada, e o serviço foi realizado por um quinto do preço. Realmente houve desgaste da embreagem precocemente, sem nenhuma justificativa, pois o carro tinha apenas 30 mil quilômetros."
Rudel Trindade Júnior (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo é automático e, portanto, não tem embreagem."


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