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Cartas
Estepe de Palio é furtado
"Gostaria de saber como uma
montadora com o tamanho da
Fiat não se preocupa com um
componente tão frágil como é o
ganchinho que tem a função de
suporte do estepe da Palio
Weekend. Isso parece feito de
propósito, para causar prejuízo
ao proprietário. Hoje, para não
ter o pneu furtado novamente,
preciso ocupar meu porta-malas com o estepe."
Marcelo Pires Serra (São Paulo, SP)
Resposta da Fiat - "A fixação do
estepe na Palio Weekend atende plenamente a seu apelo funcional, oferecendo a resistência
e a segurança previstas no projeto do veículo. Não podemos
nos responsabilizar por danos
oriundos de vandalismo, que
destroem o sistema com a violação do mecanismo de trava."
Réplica do leitor - "Como é um
problema recorrente, a montadora tem o dever de mudar o
projeto para evitar essa dor de
cabeça para seus clientes."
Dívida da Peugeot
"Desde 16 de outubro, tento
quitar o financiamento de um
206 com a Peugeot. Quando
comprei o carro, um ano atrás,
fui informado de que, quando
tivesse a intenção de quitar antecipadamente algumas parcelas, teria o abatimento conforme a taxa de juros na época.
Agora que fui antecipar o pagamento de algumas delas, fiquei espantado com o fato de
não existir abatimento, e a justificativa foi que consta no contrato. Gostaria de saber se fui
enganado na época ou se estou
sendo roubado agora."
Renato César Pinto (São Paulo, SP)
Resposta da Peugeot - "A Peugeot
não exerce nenhuma ingerência sobre as negociações feitas
com as revendas autorizadas
e/ou bancos, tendo em vista a
legislação. O Banco PSA manteve contato telefônico com o
cliente para esclarecer as condições da taxa mencionada."
Réplica do leitor - "A Peugeot me
autorizou a fazer o pagamento
das parcelas com desconto."
Dívida da Ford
"Quando comprei um Fiesta
zero-quilômetro na Highway,
foi acertado que pagaria 36 parcelas de R$ 390. No entanto o
boleto que chegou na minha casa era no valor de R$ 455.
O gerente me informou que,
para que houvesse o fechamento do negócio, o vendedor havia
me concedido um desconto de
R$ 2.435, mas que se tratava de
um desconto indevido. Ele se limitou a dizer que não poderia
me ajudar e que, se eu fizesse
questão do desconto, deveria
procurar o Procon."
César Augusto Ferreira Neto (São Paulo, SP)
Resposta da Ford - "As condições
de financiamento foram devidamente esclarecidas. O valor
das parcelas somam o total do
veículo, não havendo nenhuma
divergência nos valores."
Réplica do leitor - "Tenho toda a
documentação que comprova a
operação e já fiz queixa no Procon. Quero devolver o veículo à
revenda ou quero que eles cumpram o que me prometeram."
Diagnóstico errado
"Foi preciso fazer retífica no
cabeçote da minha Picasso
quando ela tinha apenas 17 mil
quilômetros. Isso ocorreu em
novembro de 2006, e a revenda
Rivoli trocou uma série de
itens, incluindo o óleo e o filtro.
Após ter rodado 7.000 quilômetros, o carro apresentou um
novo problema no motor. Dessa vez, fui à Etoile, que detectou
filtros e óleo não-originais, que
provavelmente teriam ocasionado todo o problema.
Além disso, detectei que o ar-condicionado voltou da Etoile
quebrado. Deixei o carro para
diagnóstico e me deram um orçamento de R$ 1.700 para consertar o compressor. Achei
muito caro e não realizei o conserto na época. Já na Rivoli, o
orçamento foi de R$ 900, sendo
que o defeito era outro."
Ernesto Hayashuda Filho (São Paulo, SP)
Resposta da Citroën - "O veículo
entrou na oficina da Rivoli com
reclamação de luz da injeção
acesa e ar-condicionado que
não gelava. Durante o diagnóstico mecânico, constatou-se
que o motor estava quase sem
óleo e apresentava vazamento.
Durante a desmontagem, verificou-se que o filtro não era original, e sim da marca Fram. O
cliente informou que a última
troca de óleo havia sido feita na
Etoile, mas não é possível que
uma concessionária Citroën
venda filtros de outras marcas.
Quanto ao ar-condicionado, o
orçamento de R$ 1.700 era referente à troca do evaporador, e
não do compressor, como mencionado. Após a desmontagem
do sistema, porém, constatou-se que seria necessária somente a troca das vedações, e o valor
do reparo ficou menor. Não
houve má-fé em nenhum dos
atendimentos realizados."
Desgaste do Fit
"Na edição de 28 de outubro,
li uma carta reclamando sobre
o desgaste precoce na embreagem do Honda Fit. Atesto que,
com o meu Fit, aconteceu a
mesma coisa.
Levei meu carro à Daitan,
ainda na garantia, mas, como
havia atrasado uma das revisões, ela não aceitou realizar o
serviço. Forneceu-me um orçamento absurdo, mesmo sem
saber do que se tratava, pois era
preciso abrir o câmbio.
Levei o veículo a uma oficina
especializada, e o serviço foi
realizado por um quinto do
preço. Realmente houve desgaste da embreagem precocemente, sem nenhuma justificativa, pois o carro tinha apenas 30 mil quilômetros."
Rudel Trindade Júnior (São Paulo, SP)
Resposta da Honda - "O veículo é
automático e, portanto, não
tem embreagem."
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