São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça algumas siglas

Maioria se refera à segurança e começa a se popularizar

ABS
"Antilock Brake System" (sistema antibloqueio de frenagem)
O ABS, durante a frenagem de emergência, evita o travamento de uma ou mais rodas. Um sistema de quatro sensores de velocidade, um em cada roda, percebe quando o pneu começa a perder a aderência com o solo e imediatamente alivia a pressão hidráulica na roda em travamento, evitando a derrapagem. Pode aumentar em cerca de R$ 1.500 o preço final de um carro.

TCS
"Traction Control System" (sistema de controle de tração)

Sua função é contrária à do ABS: quando o motorista acelera em superfícies escorregadias e o sistema percebe que as rodas vão patinar sem tração, o problema pode ser contornado pela diminuição do torque (força) do motor, facilitando a aderência do pneu ao solo. Todo veículo equipado com TCS também traz incorporadas as funções do ABS.

EBD
"Electronic Brakeforce Distribution" (sistema de distribuição eletrônica de frenagem)

Dispositivo eletrônico incorporado ao ABS que redistribui a frenagem entre os dois eixos Äem situações normais, 30% da força é aplicada ao eixo traseiro e 70% ao dianteiro. Em carros sem o EBD, esse controle é feito por uma válvula mecânica sensível à carga no eixo traseiro. Todos os carros com ABS produzidos atualmente têm EBD.

ESP
"Electronic Stability Control" (controle eletrônico de estabilidade)

O sistema confere mais estabilidade ao veículo graças a dois sensores que completam a ação do EBD e do TCS: um deles lê dados sobre o ângulo de torção da barra de direção, enquanto o outro verifica a inclinação e a aceleração lateral e longitudinal do carro. Se os dois sensores indicarem uma manobra de emergência, o sistema é capaz de controlar a frenagem e o torque do motor em cada uma das rodas de forma independente, permitindo que o carro mantenha sua trajetória correta. Todo veículo equipado com ESP também possui incorporadas as funções do ABS e do TCS.

AFU e BAS
"Aide au Freinage d'Urgence" e "Break Assist System" (auxílio à frenagem de urgência)

Mesmo em uma situação de emergência, o motorista comum tem forte tendência a frear abaixo da capacidade do carro. O AFU e o BAS (ou apenas BA) são sistemas parecidos que detectam essa situação pela forma como se pisa no pedal e amplificam o esforço, reduzindo o espaço necessário para frenagem. Equipa modelos como o Citroën C3 e o Mercedes-Benz Classe S.

AWD e 4WD
"All Wheel Drive" e "Four Wheel Drive" (todas as rodas motrizes ou quarto rodas motrizes)

Tão comuns em modelos fora-de-estrada, as siglas dizem respeito à tração nas quatro rodas. Em geral o sistema AWD se refere aos carros de tração integral, sem controle do motorista e permanentemente ativada, enquanto, nos modelos 4WD, existe algum controle. Nesse caso, o sistema pode ser o tradicional, em que a tração é ativada por alavanca, ou "sob demanda", em que a tração nos eixos é distribuída de forma automática e eletrônica, de acordo com o terreno.

CVT
"Continously Variable Transmission" (transmissão continuamente variável)

Muito mais do que um câmbio automático, o CVT tem duas polias de tamanho variável e uma correia de alta resistência, o que proporciona combinações praticamente infinitas de marcha, em vez de apenas cinco. Dessa forma, a aceleração é feita sem trancos, e o consumo de combustível é menor. Ganhou popularidade com o Honda Fit e, no Nissan Sentra, custa R$ 5.050.

DSG
"Direct Shift Gearbox" (caixa de câmbio com troca de marchas direta)

O câmbio DSG funciona com um conjunto de duas embreagens, uma para as marchas ímpares e outra para as pares. Assim que o carro passa da primeira para a segunda marcha, a terceira já fica engrenada Äe assim sucessivamente. Dessa forma, não se percebem as trocas, evitando perda de potência do motor e ainda economizando combustível. Em modelos da Audi, como o TT, pode custar até R$ 5.000.

IPA
"Intelligent Park Assist" (assistência inteligente para estacionamento)

O sistema IPA faz com que o carro estacione sozinho na vaga. Sensores medem o espaço disponível e mostram numa tela de LCD no console qual deve ser a trajetória do veículo. Depois disso, basta controlar a velocidade Äo carro gira o volante sozinho. A tecnologia é encontrada em modelos topo de linha da Lexus, da Volkswagen, da Audi e da BMW. Nos EUA, o IPA para o Toyota Prius é vendido como opcional por US$ 1.500.


Fontes: Carlo Gibran, gerente de marketing da divisão de sistemas de controle de chassis da Bosch; Carlos Szeles, gerente de produto da Toyota; Eduardo Gracciotto, gerente de pós-venda da Citroën; Luís Carlos Bouças, instrutor técnico da Audi; Mário Furtado, gerente de marketing e produto da Nissan; Rogério Montagner, analista de marketing de produtos da Mercedes-Benz; Walter Fragoso, representante técnico do grupo Caoa


Texto Anterior: Peças & acessórios: Ignorada, sigla revela carro seguro
Próximo Texto: Usado com ABS exige atenção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.