São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Ignorada, sigla revela carro seguro

Consumidor desconhece letras que transmitem segurança e tecnologia, como ABS e CVT

EDUARDO TARDIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem pensa em comprar um carro não pode abrir mão de uma boa pesquisa na internet, de um dicionário de mecânica ou mesmo de um vendedor bem informado. Isso se quiser entender a enorme quantidade de siglas referentes à tecnologia dos automóveis.
Em sua maioria, a origem das siglas está no inglês -e não é raro que abreviações diferentes sejam usadas para definir sistemas com a mesma finalidade, causando ainda mais confusão.
O ESP, por exemplo, significa que o carro tem um programa eletrônico de estabilidade, mas pode ser encontrado como VDC ("Vehicle Dynamic Control"), VSC ("Vehicle Stability Control") e DSC ("Dynamic Stability Control").
O médico Bruno Moura, 26, que, no começo do ano, comprou um Citroën C3, até hoje não sabia que seu carro contava com EBD e com AFU. "Só sei o que é ABS e que isso tem no carro", diz ele, que admite ter levado em conta o preço e o design, e não os itens de segurança.
Para Gustavo Moreno, gerente da revenda Grand Brasil (Renault), preço e aparência são sempre grandes preocupações dos clientes, mas isso porque muitos pesquisam os termos mais técnicos em casa.
"Em geral, quem valoriza um carro com esses recursos sabe a função de cada um deles. Já quem busca um modelo mais em conta não sabe tanto e quer ir direto ao ponto: "Qual será meu benefício?'", conta.
Veja, ao lado, o significado de algumas siglas e a função que elas escondem.


Texto Anterior: Accord 8º aprende a ser gente grande
Próximo Texto: Conheça algumas siglas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.