São Paulo, domingo, 19 de março de 2000


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CARTAS

  ""Tenho observado nas revendas VW a ausência dos modelos Santana e Quantum. Gostaria de saber por que isso está acontecendo e se esses modelos vão ser reestilizados, como aconteceu com a linha do Gol."
Carlos Alberto da Silva Silvestre (Jacareí, SP)

Resposta
A VW disse que desconhece a falta desses modelos em sua rede. Segundo a montadora, eles estão sendo produzidos normalmente.
O Bora, que usa a mesma plataforma do Golf, é cotado como o possível sucessor do Santana no Brasil, onde já foi visto em testes.
O Santana é o Passat de segunda geração (o importado vendido no Brasil é a quinta geração). No exterior, o Bora concorre com o Astra na categoria médio-pequeno.

  ""A General Motors deu uma resposta à minha carta, publicada pela Folha no dia 19 de dezembro, que não condiz com a pergunta.
Adquiri um Corsa Sedan em dezembro de 1998, e o carro vem apresentando barulho na suspensão. Segundo a revenda, é problema de fabricação nas buchas.
Como fica o consumidor após o término da garantia?"
Carmen Lucia Storni Marques (São Paulo, SP)

Resposta
A General Motors disse que a troca do kit de buchas foi feita ainda em garantia em 24 de novembro. Segundo a montadora, a garantia do Corsa não tem limite de quilometragem, diferentemente da primeira revisão (15.000 km), que deve ser feita com tolerância de cerca de 500 km.
Os novos barulhos citados pela cliente não tinham relação com a suspensão e foram sanados com o reaperto de alguns componentes, de acordo com a fábrica.

  ""Comprei um Escort GL, ano 98, no final do ano passado, na concessionária Metropolitana.
Na revisão dos 15.000 km, reclamei de defeitos na embreagem e soube que, em caso de "mau uso", a Ford não dava garantia da peça. Fizeram apenas uma regulagem.
Depois de um tempo, o defeito voltou. A concessionária Crystal abriu uma ordem de serviço, solicitando à Ford a troca da peça. Contatei por diversas vezes o atendimento a clientes, mas não recebi nenhuma resposta.
Em dezembro, fui informado de que, devido ao carro estar com 20.000 km e ter sido comprovado "mau uso", a peça não seria trocada em garantia. Paguei R$ 591,19, pois precisei viajar e não podia correr riscos, mas quero o dinheiro de volta."
Guilherme de Rezende Tammerik (Jundiaí, SP)

Resposta
A Ford disse que as questões do cliente foram avaliadas, e os reparos, concluídos.


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